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Estudar é um jogo

Linguagem de programação para crianças torna aulas mais interessantes

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postado em 07/11/2015 14:47 / atualizado em 07/11/2015 15:36

reprodução da internet
As atividades de ensino de linguagem computacional são desenvolvidas de forma interdisciplinar. Assim, o aluno estudará essa linguagem como uma extensão da leitura e da escrita. Como conteúdo programático estabelecido pelo Colégio Loyola, o domínio dos códigos de programação computacional, como qualquer linguagem, habilita o aluno a escrever novas produções e criações culturais e tecnológicas, como histórias interativas, jogos educativos, animações e simulações, ampliando enormemente suas possibilidades de efetivar o processo de ensino-aprendizagem.

Primeiro ciclo: Linguagem e pensamento computacional e língua inglesa
O planejamento da professora de inglês contemplava que os grupos construíssem um diálogo entre dois personagens, utilizando a língua inglesa. A atividade foi dividida em três etapas, e os alunos:
1– providenciaram fotos dos próprios quartos, contendo objetos já trabalhados no livro didático. Essas fotos foram utilizadas como cenário (plano de fundo) na plataforma de programação Scratch;
2 – desenvolveram animações e diálogos em inglês entre os personagens, dentro do cenário (quarto), considerando o posicionamento dos objetos e uso das preposições (in, on, under);
3 – apresentaram o trabalho final (história com os personagens dentro dos quartos) e foram avaliados.

Segundo ciclo: Linguagem e pensamento computacional e ciências
Para a disciplina de ciências, a intenção foi dar prosseguimento à atividade realizada com o inglês, mas aprofundando o nível de proficiência na linguagem Scratch. As etapas foram as seguintes:
1 – os alunos foram ao Rancho Loyola (Itabirito – MG) e fizeram um trabalho de campo, registrando algumas fotos. As imagens foram utilizadas como cenário para a atividade;
2 – a partir dos registros feitos no rancho, os alunos desenvolveram diálogos entre os personagens, considerando problemas ambientais encontrados na região. No diálogo, os personagens discutiam acerca do problema identificado e apresentavam possíveis soluções;
3 – a partir de videoaulas desenvolvidas pelo professor de linguagem computacional, os alunos puderam trabalhar de forma autônoma e conseguiram aprofundar o uso de códigos mais complexos;
4 – https://scratch.mit.edu/studios/1496560/ Os trabalhos foram postados em um estúdio, criado e gerenciado pelos professores. Assim, os alunos puderam avaliar e comentar os trabalhos desenvolvidos por outros grupos.

Terceiro ciclo: Linguagem e pensamento computacional e matemática
Os próximos trabalhos serão desenvolvidos na disciplina de matemática, a partir deste mês.

ENTENDA O SCRATCH

Apresentação: Quando abrir o Scratch, você vai encontrar uma janela, mostrando que o programa tem várias partes:

1 – Botões de programação;
2 – Área de programação (comandos, trajes e sons);
3 – Tela de animação;
4 – Objetos (hierarquia) e palco.

a – Na área de animação, você escolhe os sprites que deseja inserir e utilizar para programar a sua animação.
b – Clique no sprite que você deseja programar e comece a arrastar os blocos para a área de programação (meio). Quando quiser saber os efeitos de sua programação, clique na bandeira verde para visualizar. Os botões de programação estão divididos em categorias: movimento, aparência, som, caneta, controle, sensores, operadores e variáveis.
c – Em Arquivos de Programas/Scratch/Projetos (se o Scratch estiver instalado no seu computador), você encontra várias animações que o próprio programa oferece. Abra esses projetos e execute-os passo a passo. Assim, é possível adquirir uma boa noção de programação Scratch e evoluir no aprendizado.

Fonte: https://scratch.mit.edu

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Ramon Lisboa/EM/DA Press
Linguagem colorida
“O Scracth é uma linguagem computacional para a criança, visando facilitar o ensino da programação. No Loyola, ele se tornou uma atividade, como ferramenta a serviço das disciplinas. O professor o solicita de acordo com o que deseja aplicar para enriquecer o conteúdo. Começamos este ano, mas já observamos nos alunos um maior interesse, atitude, grau de atenção e de colaboração. Nossos alunos são consumidores de tecnologia. No colégio, queremos que sejam produtores e que percebam o valor da colaboração. A linguagem é adaptada para a criança, com blocos e bem colorida, mas ela pode ser reconhecida em qualquer outra linguagem de computador, ou seja, os alunos estão fazendo programação. No entanto, nosso foco não é torná-los programadores, mas sim desenvolver o pensamento, com habilidade para resolver problemas, o que é importante e será exigência no futuro. Vale destacar que o Scratch também é uma rede social e sua comunidade se chama Estúdio. Então, criamos a dos alunos, onde reunimos todos os trabalhos, e eles assistem às atividades uns dos outros. Assim, aprendem, ao comentar sobre o conteúdo feito na linguagem deles, o que é mais uma lição proposta pelos professores das disciplinas.”

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