(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em dia de São João, tradição das festas juninas anima Belo Horizonte

No Bairro Santa Tereza, cerca de três mil pessoas lotaram a Praça Duque de Caxias. Além da dança típica de grupos de quadrilha, não faltaram as barraquinhas


24/06/2017 20:48 - atualizado 24/06/2017 21:27
432

Apresentação de quadrilha no santa Tereza foi uma das manifestações em BH
Apresentação de quadrilha no santa Tereza foi uma das manifestações em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
 

“Hoje é aniversário de São João, com alegria vamos festejar...” E, em Belo Horizonte, a letra da antiga música, que serve para marcar os passos das quadrilhas nas festas juninas, parece ocupar cada vez mais os espaços da cidade, com centenas de arraiais e com nomes criativos. “É a nossa cultura, que passa de uma para outra geração”, arrisca o estudante Alberto Souza, de 17 anos, para explicar a importância de sua participação no Arraiá de Santê, na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, Leste da capital.

Nos grupos de dança, a tradição é de trajes de caipira, com calças e camisas com remendos e, é claro, o chapéu de palha. No entorno da arena em que acontece a apresentação, são obrigatórias as barraquinhas com comidas típicas como canjica, quentão, pé de moleque, milho verde, maça do amor, entre muitas outras especiarias das quermesses.

São João é conhecido como o "santo festeiro”. “Sou devota de São João e durante o dia faço minhas orações logo no começo do dia. Mas à noite, é hora de aproveitar a festa”, diz empolga dona Maria Mendes, de 85. “Essa é uma festa que fez parte da minha história. Quando criança ia com meus pais nas festas no Bairro Floresta”, completou a idosa.

Na fila, caracterizados no bom estilo caipira, aguardando o momento de entrar em cena, na arena do Arraiá de Santê, o engenheiro José Emílio, de 53, e sua mulher, a técnica em informática Patrícia Lage, de 48, caracterizado, demonstram sentimentos diferentes em relação ao festejo. “É uma tradição que nos remete à infância. Que nos faz sentir próximos aos nossos antepassados”, filósofa Emílio. Patrícia é direta e não considera que as festas juninas de BH estão vinculadas à tradição religiosa. “Para mim, é pura diversão. É um momento de alegria e animação”, disparou Patrícia.

São João, considerado o santo mais próximo de Cristo, pode até não ser lembrado como o aniversariante. Mas a tradição das festas juninas a cada ano ganha mais espaço na capital das alterosas. E, pelo menos nos dois próximos fins de semana, os caipiras invadem a Praça da Estação, no Centro de BH, onde acontece apresentações do Arraial de Belô, festa que há 37 anos mantém acessa essa manifestação cultural bem no coração da cidade. Este ano, entre as atrações, a dupla Gino e Geno e o cantor Michel Teló prometem animar o público.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)