(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 80% das escolas particulares aderiram à greve, diz sindicato

Sindicato dos professores da rede particular de ensino afirma que maioria das escolas fechou a porta nesta sexta-feira. As instituições que abriram funcionaram de maneira parcial


postado em 28/04/2017 15:28 / atualizado em 28/04/2017 20:46


Pelo menos 80% das escolas particulares não abriram nesta sexta-feira, segundo estimativa do Sindicato dos Professores da rede (Sinpro-MG). Entre elas, estão colégios tradicionais, como Loyola e Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital. As instituições que não fecharam as portas funcionaram de maneira precária ou na base do improviso e contaram com a ausência de funcionários.

Caso do Colégio Santa Marcelina, no Bairro São Luiz, na Pampulha, onde os alunos não foram dispensados. Segundo um funcionário que não quis se identificar, alguns professores não foram trabalhar, e por isso, o serviço ficou prejudicado. Para atender estudantes que foram para a instituição de manhã, foram feitas outras atividades em alternativa à sala de aula.

O Colégio Santo Antônio, também na Centro-Sul, não fechou as portas, mas o sindicato garante que muitos professores não compareceram para dar aulas. O colégio informou, por meio da assessoria, que o funcionamento foi normal, tendo sido canceladas apenas as provas. Na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), poucas turmas tiveram aula. A maioria das escolas ligadas à Igreja Católica aderiu ao movimento.

A escola infantil Galileo Galilei, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH, foi uma exceção entre as que conseguiram garantir o funcionamento integral. A direção autorizou funcionárias que não vão de carro e não tivessem ônibus à disposição, a pegar táxi ou Uber. “Conversamos antecipadamente para dizer que precisávamos de funcionárias. Os pais de crianças do berçário, principalmente, põem na escola porque precisam. A maioria deles trabalha em empresas privadas, que não pararam. Somos prestadores de serviço e prontos para isso”, conta a diretora Vanda Alves. Todas as professoras compareceram.

SALÁRIO Os professores da rede particular de ensino tiveram assembleia de manhã para discutir a campanha salarial. Os mais de 300 educadores presentes rejeitaram a proposta patronal de 3% de aumento mais o índice nacional de preços ao consumidor (INPC) do mês de abril. A categoria reivindica INPC mais ganho real. Na terça, haverá nova rodada de negociações, com assembleia na quinta-feira, na sede do sindicato. Depois do encontro, os professores saíram em passeata para se juntar ao ato da Praça Sete. “A categoria está consciente do momento que vivemos e das consequências das reformas para todos os trabalhadores”, afirma o diretor do Sinpro Aerton Silva.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)