(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineira de um ano e quatro meses aguarda transplante de coração em Brasília

A família de Charlotte Santos Barbosa se mobiliza nas redes sociais para encontrar um doador para a menina diagnosticada com Miocardia dilatada


postado em 22/03/2017 11:50 / atualizado em 22/03/2017 13:13

(foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução )
(foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução )
A família de Charlotte Santos Barbosa, de um ano e quatro meses, vem mobilizando as redes sociais na intenção de conseguir um coração para a pequena. Natural de Tiradentes, na Região Central do estado, Charlotte foi diagnosticada aos sete meses de vida com Miocardia dilatada – uma doença que acarreta no crescimento nos músculos do coração, dificultando a circulação de sangue e causando insuficiência cardíaca.

Segundo o administrador e pai da menina, João Bosco Barbosa Júnior, de 32 anos, Charlotte começou a apresentar os primeiros sintomas após uma gripe forte. Segundo Bosco, era comum gemidos e chiados. “Ela teve uma gripe e essa gripe a deixou toda vermelhinha. Passou uns 20 dias e ela começou com uns gemidos, chiados pequenos e vômitos. Os médicos acreditavam ser dor de dente ou uma alergia, mas quando vimos que não estava passando, levamos ela novamente ao médico e aí o exame de raio-x mostrou que o coração dela estava muito dilatado,” relatou.

O pai, no entanto, acredita que a doença foi contraída após uma suspeita de dengue na mãe que ainda amamentava a criança. “Minha esposa teve suspeita de dengue e eu acredito que foi neste momento que a Charlotte contraiu a doença. Ela ainda estava amamentando e a neném tinha 6  meses. As datas coincidem e os médicos também acreditam nisto, já que a doença também pode ser contraída de maneira viral”.

Após o diagnóstico, a menina chegou a ficar internada por sete meses na em um hospital de BH. Hoje, ele dá continuidade ao tratamento em Brasília, na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do Hospital das Forças Armadas. De acordo com João, Charlotte passa por um processo de condensação do coração, para tentar amenizar a doença e manter o órgão vivo. Ainda segundo o administrador, o único tratamento que pode trazer plena saúde novamente à filha, é o transplante de coração.

“Ja tivemos um coração pra ela, mas nas análises clínicas, o coração tinha passado o tempo de espera para ser transplantado. Nós estamos tranquilos e temos expectativa e fé de que ela vai voltar a ter uma vida normal. Estamos lutando com a campanha e vamos lutar para que aconteça isto.”

Transplantes no Brasil


Para os interessados em doar, o peso mínimo corporal tem de ser 5 Kg e a idade máxima para os doadores é de 40 anos. Charlotte Santos está, hoje, na lista nacional de espera do Instituto do Coração do Distrito Federal à espera do transplante. No Facebook, a página "Somos Todos Charlotte" já alcançou mais de sete mil seguidores e conta com a adesão de personalidas como a atriz Nicette Bruno.

No Brasil atualmente, segundo o Ministério da Saúde e o Sistema Nacional de Transplantes – SNT, 364 pessoas estão na espera por um transplante de coração e a maior incidência é entre 50 e 64 anos. Desse montante, 35 casos são de mineiros que aguardam na fila.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 o Brasil bateu o recorde em transplantes de coração em 2016, com 357 procedimentos. Um decreto assinado pelo presidente Michel Temer, em junho, estabeleceu que a Aeronáutica mantenha um avião da Força Aérea Brasileira – FAB à disposição para atender os chamados de transporte de órgãos ou pacientes que estejam aguardando o transplante no Sistema Único de Saúde – SUS.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)