(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas já tem o dobro de mortes por febre amarela do que o pior surto registrado no país

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Estado tem o maior número de mortes em decorrência da doença dos últimos 37 anos. Em 2017, são 83 óbitos registrados


postado em 21/02/2017 15:37

O surto da febre amarela em Minas Gerais continua fazendo novas vítimas a cada dia. O número de mortes da doença em 2017 já representa mais que o dobro de óbitos da pior fase da enfermidade dos últimos 37 anos, segundo dados da série histórica de acompanhamento feito pelo Ministério da Saúde. Neste ano, 83 pessoas já perderam a vida em decorrência da moléstia. Em 2000, foram registradas 40 mortes. A situação pode ser ainda pior, pois 90 casos ainda estão sendo investigados. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A pasta mudou a metodologia de divulgação do balanço. Desde o início do surto, diariamente a pasta divulgava o boletim com os dados da doença. A partir desta terça-feira, serão apenas dois levantamentos por semana, às terças e sextas.

Por causa disso, o último dado tinha sido divulgado na última sexta-feira. Minas tinha 1.012 notificações da doença. Nos últimos quatro dias, aumentou mais 15 registros, passando para 1.027. As confirmações também tiveram alta. No período, foram incluídos mais 14 casos, subindo de 220 para 234. Outros 57 casos foram descartados. Ainda são analisados os casos de 736 pacientes.

Desde 1980, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil passou anos com surtos da doença. O pior foi em 2000, quando 40 pessoas morreram e 85 casos foram registrados. Em 1999, foram 29 óbitos e 76 casos, seguido de 1948, com 28 mortes e 45 casos, 2008 com 27 mortos e 45 casos, e 2003, com 23 mortes e 65 casos.

Mortes de primatas


O número de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte onde mortes de macacos são investigadas ou já têm confirmação de contágio pelo vírus da febre amarela, também não para de subir. Já são 13 cidades onde corpos de primatas foram encontrados. No boletim da SES divulgado nesta terça-feira, mais três comunidades entraram para a lista: Nova União, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Na primeira, ainda há rumor sobre a morte dos macacos e nas outras duas, os casos já estão sendo investigados.

Já foram confirmadas as mortes de macacos com febre amarela em Belo Horizonte, Betim e Contagem. Somente na capital mineira, outros sete casos estão sendo investigados. Somente nessa segunda-feira, foram três primatas encontrados mortos em BH, um deles no Bairro Castelo, na Região da Pampulha. O animal foi recolhido e levado para análise.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)