(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz de Fora reforça vacinação contra febre amarela após mortes de macacos

Primatas foram encontrados mortos na zona rural do município. Secretaria Municipal de Saúde informou que cidade não computou nenhum caso da doença


postado em 07/02/2017 17:30 / atualizado em 07/02/2017 21:49

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, reforçou a vacinação contra a febre amarela em cidades da região rural do município. A medida foi tomada depois que dois macacos foram encontrados mortos. Materiais genéticos dos animais foram coletados e enviados para a análise da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ainda não há previsão para o resultado. A secretária Elizabeth Jucá afirma que a população não precisa temer, já que a cidade não registrou sequer um caso suspeito da doença.

As mortes dos macacos, um bugio e um sagui, foram registradas em 1º de fevereiro. “Mandamos para investigação como é o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde. As mortes ocorreram na região rural. Mas ainda não sabemos os motivos. Sabemos que sagui pequeno morre muito na rede elétrica e cai no chão e o bugio tem muita morte por briga. Então, não tem o que temer”, explicou a secretária de saúde.

Segundo ela, nem Juiz de Fora nem as cidades do entorno registraram casos suspeitos de febre amarela. Mesmo assim, com as mortes dos primatas, ações foram fortalecidas. “Como prevenção, mandamos carro fumacê para as cidades. Além disso, atualizamos todos os cartões de vacinas”, afirma Elizabeth. “Já recebemos um lote de 20 mil vacinas e grande parte foi enviada para a região. A outra será usada para suprir a nossa demanda mensal”, completou.

A secretária afirma que não há motivos para temor da população. Porém, diz que já há uma corrida aos postos para vacinação. “Estamos em uma situação classificada como segura. A procura por vacinas está grande por causa da repercussão sobre a febre amarela em Minas Gerais. Estamos tranquilizando a população e dando prioridade para as pessoas que vão viajar”, comentou Elizabeth.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)