(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de Guaxupé decreta situação de calamidade por causa de estragos da chuva

Tromba D'água atingiu zona rural do município e alagou aproximadamente 80 casas. Moradores tiveram que deixar 20 imóveis por causa dos estragos


postado em 23/01/2017 17:53 / atualizado em 23/01/2017 19:05

Ver galeria . 11 Fotos Água invadiu cerca de 80 casas e provocou prejuízos para as famíliasPRefeitura de Guaxupé/Divulgação
Água invadiu cerca de 80 casas e provocou prejuízos para as famílias (foto: PRefeitura de Guaxupé/Divulgação )

O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, decretou situação de calamidade pública devido aos danos causados por um temporal que atingiu a cidade na madrugada de domingo. Ao menos 78 casas foram invadidas pela água e 20 famílias perderam vários pertences. O decreto foi assinado nesta segunda-feira. Doações estão sendo recebidas para as vítimas. Parte do município ficou sem o abastecimento de água, que está sendo normalizado.

A chuva aconteceu por volta da 0h de domingo. O temporal atingiu, principalmente, a zona rural da cidade, em uma localizada chamada de Fazenda Aliança. “O solo já estava encharcado por causa dos dias seguidos de chuva. Acabou que a água escoou para o rio e provocou uma tromba d'água. Ela deve ter percorrido uns quatro quilômetros até chegar no Bairro Vila Progresso”, explicou Paulo Rogério, da Prefeitura da cidade.

A água invadiu ao menos 76 imóveis. Desses, 20 famílias perderam diversos pertences pessoais, como alimentos, roupas, móveis e eletrodomésticos. Segundo Paulo Rogério, os moradores foram salvos com a ajuda de garotos que conseguiram identificar o fenômeno enquanto brincavam. “Eles estavam em um campo de futebol quando começaram a ouvir um forte barulho em meio da mata próximo ao rio. Pensaram que eram um animal, mas quando chegaram perto do rio, viram a tromba d'água. Eles correram e passaram avisando as famílias”, contou.

As famílias que tiveram as casas atingidas, foram para a casa de parentes e amigos. A prefeitura forneceu alimentos para as vítimas. Nesta segunda-feira, o prefeito assinou o decreto de calamidade. No texto, autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de reconstrução e campanhas de arrecadação, e a mobilização de todos os órgãos da administração municipal na ajuda das vítimas. Além disso, enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei para isentar os moradores de casas atingidas de pagar o IPTU.

Outro problema vivido pelos moradores é a falta de abastecimento de água. Equipamentos que fazem a captação no rio onde aconteceu a tromba d'água, foram danificados. Técnicos da Copasa foram para a região para tentar reestabelecer a situação. A previsão, segundo a Companhia, é que a normalização dos serviços aconteçam de forma gradativa até a noite desta segunda-feira.

Solidariedade

Moradores da cidade e de municípios próximos a Guaxupé mostraram solidariedade com as famílias atingidas. Desde domingo, diversas doações foram recebidas em um ginásio. Segundo a Prefeitura, muita roupa e calçados foram entregues. Porém, ainda é preciso de móveis, como cama, e utensílios domésticos. Máquinas da prefeitura continuam realizado o trabalho de limpeza das ruas e imóveis da zona rural do município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)