(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Série do EM sobre degradação das veredas em Minas motiva debate na ALMG

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da casa vai fazer audiência pública sobre o tema, com destaque para incêndios que têm destruído os oásis do cerrado


postado em 20/10/2016 06:00 / atualizado em 20/10/2016 08:01

Queimadas são principal causa da destruição das veredas, que sofrem com a falta de água(foto: Solon Queiroz/EM/D.A PRESS)
Queimadas são principal causa da destruição das veredas, que sofrem com a falta de água (foto: Solon Queiroz/EM/D.A PRESS)
A degradação das veredas ao longo de toda a  bacia do Rio São Francisco em Minas Gerais será alvo de uma ampla discussão, envolvendo órgãos públicos da área de defesa da natureza, ambientalistas e representantes de organizações não-governamentais (ONGs), com objetivo de buscar soluções para os danos e suas consequências.

A base do debate, em audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em data a definir, será a série de reportagens do Estado de Minas “Grande sertão: veredas 60 anos”. Para o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, o quadro mostrado na série reforça a necessidade de fortalecimento das ações de educação do homem do campo para preservar as veredas, que compara aos oásis do deserto.

Entre domingo e quarta-feira, o EM mostrou a situação das veredas em 2,1 mil quilômetros do trajeto rosiano percorridos pela reportagem em 11 cidades, marcando a comemoração das seis décadas de publicação de Grande sertão: veredas. O trabalho revelou o impacto da degradação dos oásis do cerrado – provocada especialmente pelos incêndios criminosos –  sobre as nascentes e rios no Norte e Noroeste do estado.

O requerimento para a audiência pública foi apresentado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Cássio Soares (PSD). Na justificativa, ele chama atenção para o quadro de agonia das veredas revelado pelo EM.

“Vamos discutir a deterioração das veredas ao longo dos anos, principalmente, em função das queimadas. Percebemos uma certa incapacidade da estrutura do poder público para preservar os recursos hídricos. Temos que fortalecer os mecanismos de preservação”, disse ele.

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, enfatiza que a série do EM serve como alerta não somente para o reforço da fiscalização, mas, principalmente, para aumentar a consciência dos produtores rurais sobre a importância desse ecossistema.

O secretário-geral do Comitê Federal da Bacia do Rio São Francisco, Lessandro Gabriel da Costa, considera que a reportagem é um alerta para que órgãos públicos tenham mais cautela e rigidez na liberação de licenças para desmatamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)