(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temperaturas baixas e chuva devem permanecer até amanhã em Minas

Temporais acompanhados de granizo provocam prejuízos no interior e tumultuam trânsito da capital


postado em 05/10/2016 06:00 / atualizado em 05/10/2016 07:51

Em Pratápolis, o granizo tomou conta da paisagem e provocou danos(foto: Prefeitura de Pratápolis/Divulgação)
Em Pratápolis, o granizo tomou conta da paisagem e provocou danos (foto: Prefeitura de Pratápolis/Divulgação)
Os mineiros devem manter o guarda-chuva e o agasalho fora do armário. Meteorologistas afirmam que o frio e a chuva devem continuar no estado pelo menos até amanhã. No entanto, os temporais que atingiram ontem cidades do interior – algumas até tiveram granizo – e Belo Horizonte devem perder força. Ontem, moradores de Pratápolis, na Região Sul, contavam os prejuízos causados por uma tempestade de gelo. Estradas e campos da zona rural foram tomadas pelas pedras, que pintaram de branco a paisagem. Na capital mineira, parte de uma árvore caiu sobre um carro no Bairro Santa Efigênia.


A chuva forte e acompanhada de granizo foi causada pela passagem de uma frente fria pelo estado. “Com o avanço da massa de ar seco e quente, há o choque frontal com a frente fria, o que provoca essa situação. Mas, já está perdendo força. Até quinta-feira, temos previsão de chuva, mas não mais com essa intensidade”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cidades do interior de Minas Gerais sofreram com os temporais de anteontem. Em quase uma hora, a chuva acompanhada de granizo provocou danos na zona rural de Pratápolis. As regiões mais atingidas foram Mamona e Barro Preto. “Lá temos vários sítios e propriedades. A situação foi muito grave. Os moradores tiveram prejuízo com lavouras de café, granjas, perderam barracões e até aves”, afirmou o prefeito, José Eneido.

No fim da tarde de segunda-feira, máquinas da prefeitura foram enviadas para a região para tentar liberar a rodovia. “A estrada foi totalmente tomada pelo gelo. Não tinha como passar por lá. Foi uma coisa anormal. Que eu me lembre, nos últimos 30 anos não temos uma chuva como essa”, disse o prefeito. Outras cidades do Triângulo Mineiro, do Sul de Minas e do Oeste do estado também tiveram chuva de granizo.

Belo Horizonte também enfrentou transtornos por causa da chuva. Pela manhã, o trânsito ficou lento em várias regiões e acidentes foram registrados. No Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul da capital, parte de uma árvore caiu sobre um carro da Prefeitura de Varginha. O veículo estava estacionado na Praça Hugo Werneck, na área hospitalar. Ninguém se feriu. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, operou por instrumentos. Não houve registros de atrasos e cancelamentos.

FRIO A capital mineira vive momentos de extremos. Na última semana, chegou a enfrentar dias com temperatura superior a 30° C. A chuva chegou e trouxe o frio. Em uma semana, as temperaturas caíram em torno de 10°C em Belo Horizonte. Ontem, a mínima foi de 16°C e a máxima de 20°C, segundo o Tempo Clima. Para se ter ideia, na terça-feira da semana passada, em 27 de setembro, os termômetros marcaram 33°C. A partir de hoje os dias devem ficar mais quentes na capital, com as temperaturas se mantendo entre 19°C e 30°C.
Ver galeria . 9 Fotos Há registro de acidentes e queda de árvore. Previsão é de que o tempo continue instável ao longo do diaPaulo Filgueiras/EM/DA Press
Há registro de acidentes e queda de árvore. Previsão é de que o tempo continue instável ao longo do dia (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)