(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha para atualizar cadernetas de vacinação infantil é realizada neste sábado em BH

As unidades de sáude vão funcionar das 8h às 17h. Os pais ou responsáveis devem levar o documento que comprova as aplicações de vacinas passadas.


postado em 24/09/2016 08:46 / atualizado em 24/09/2016 09:15

Atualmente, o calendário infantil conta com 14 vacinas(foto: Valdecir Galor/SMCS Brasil )
Atualmente, o calendário infantil conta com 14 vacinas (foto: Valdecir Galor/SMCS Brasil )

Os postos de saúde de Belo Horizonte estarão abertos neste sábado para vacinar crianças menores de 5 anos e de 9 aos 14 anos de idade. A ação nos 149 centros de saúde está sendo realizada para atualizar as cadernetas de vacinação. As unidades vão funcionar das 8h às 17h. Os pais ou responsáveis devem levar o documento que comprova as aplicações de vacinas passadas.

O sábado foi escolhido para ser o dia de mobilização nacional para atualização do documento de vacina. “Como a campanha é para a atualização das vacinas, é muito importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para ser avaliada”, orienta a Secretaria Municipal de Saúde de BH.

De acordo com a secretaria, a estratégia "busca resgatar as pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto, tanto na infância como na adolescência. "O objetivo é melhorar as coberturas e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil”. Atualmente, o calendário infantil conta com 14 vacinas. Para os adolescentes são cinco vacinas, sendo que para as meninas de 9 a 13 anos há também a vacina contra HPV.

Mudanças no calendário de vacinação

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. A imunização contra a poliomielite passou a ter três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 2015, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.

Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.

No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 15 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses. A pneumocócica teve redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)