(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia de Padre Eustáquio lota missas na igreja dedicada ao beato

Além de turistas de várias partes do Brasil, familiares vieram da Holanda para celebrar os 10 anos da beatificação do sacerdote


postado em 30/08/2016 21:38 / atualizado em 30/08/2016 22:30

Nove missas foram celebradas pelo dia de Padre Eustáquio e os 10 anos de sua beatificação(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Nove missas foram celebradas pelo dia de Padre Eustáquio e os 10 anos de sua beatificação (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Pela tradição católica, a comemoração do dia do beato é na mesma data de sua morte. Há 73 anos, em 30 de agosto, Padre Eustáquio (1890-1943) ganhou um dia pra ele. Nesta quarta-feira a Paróquia dos Sagrados Corações, hoje Santuário da Saúde e da Paz, celebrou esse dia, bem como os 10 anos da beatificação do sacerdote, com nove missas. Em todas elas, a igreja, a praça e as ruas do entorno ficaram lotadas.

“Houve quem veio pela primeira vez, quem vem há 50 anos e também aqueles que presenciaram o enterro do padre. Me alegrou ver que muitos jovens são devotos e participaram das missas. Ultimamente, o número de fiéis que vêm de fora do estado para a comemoração diminuiu. Isso se deu pela abertura de matrizes da igreja em outros estados do país, como Espírito Santo e São Paulo", comenta o representante da paróquia, Padre Vinícius Maciel.

Porém, as celebrações romperam as fronteiras do Brasil. Familiares de Humberto van Lienshout, o Padre Eustáquio, vieram da Holanda, sua terra natal, para trazer uma escrivaninha feita pelo pai dele, em 1903, para integrar o acervo do futuro museu do padre. O móvel leva sua assinatura, escrita com caneta de tinteiro.

Padre Eustáquio fez votos de pobreza, castidade e obediência. Ele viveu apenas um ano e meio em Belo Horizonte, mas pela sua fé, em pouco tempo, promoveu uma grande evangelização e cativação da comunidade. O bairro onde fica a paróquia, o antigo Celeste Império, hoje leva seu nome, a principal rua dele também. As homenagens não param por aí. As mulheres que não podiam ser mãe e acreditaram ter engravidado  graças a Padre Eustáquio deram a seus filhos o nome do beato. A devoção é tanta que Eustáquio virou até sobrenome.

“No dia em que morreu, muitas pessoas saíram às ruas para homenagear o beato. Hoje trouxeram roupas e objetos daqueles que foram curados por padre Eustáquio. Todos se emocionam muito a cada ano", comenta Padre Vinícius.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)