(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UNA

Universidade de BH inaugura centro de atendimento jurídico a comunidades carentes

A partir de uma parceria inédita com a Justiça Federal, circuito terá câmara para audiências de conciliação de processos que tramitam perante o Juizado Especial Federal. Atendimento será às sextas-feiras


postado em 24/08/2016 22:39 / atualizado em 24/08/2016 23:00

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Uma iniciativa a favor da sociedade, em prol da cidadania e a serviço do direito, especialmente quanto à formação humanitária dos futuros advogados. O Centro Universitário Una inaugurou na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, o Circuito de Práticas e Estudos em Direito, fruto de parceria com a Justiça Federal e voltado para o atendimento às comunidades carentes. A cerimônia realizada no câmpus Aimorés, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul da capital, contou com a presença de representantes dos meios jurídico e acadêmico mineiros.

Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem ao diretor jurídico do Grupo Ânima de Educação, ao qual pertence o Centro Universitário Una, João Batista Pacheco Antunes de Carvalho. Emocionado, ele se surpreendeu ao ver seu nome batizar o novo espaço criado pela instituição. “Estou muito feliz com a criação do Circuito, que vai possibilitar ao estudante a prática do direito, da formulação das peças ao desenvolvimento dos processos”, afirmou.

Segundo o diretor do instituto, professor Edvander Moura, o Circuito funcionará como espaço inovador e inédito, estimulando professores e alunos a realizar atividades jurídicas teóricas e práticas, reais e simuladas, tais como júris simulados, jogos jurídicos, colóquios, audiências simuladas, desenvolvimento e treinamento de técnicas alternativas de solução de conflitos, debates, mesas redondas, apresentação de trabalhos, entre outros.

A partir da parceria inédita com a Justiça Federal, o Circuito terá uma câmara para audiências de conciliação de processos que tramitam perante o Juizado Especial Federal. O atendimento será sempre às sextas-feiras, das 13h às 17h, na Rua da Bahia, 1.551, quinto andar, no Bairro de Lourdes, na Centro-Sul.

VIDA PRÁTICA Concebido principalmente para a aplicação das metodologias ativas do ensino jurídico, a iniciativa conta com moderna estrutura para alunos, profissionais e população. “Nosso objetivo é a formação humanitária dos estudantes e que eles tenham a prática do direito no dia a dia”, informou o diretor. Ele destacou como novidade o Projeto Transforma, com atendimento gratuito a transexuais e que traz, como benefício, a ação de retificação do registro civil.

Toda a população poderá buscar atendimento gratuito na área do direito no Escritório de Assistência Jurídica da Una (ESAJUna). Nesse espaço, alunos do curso de direito, sob orientação dos professores, prestam serviço nas esferas administrativa, cível, criminal e trabalhista, da Justiça comum ou especializada, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.

Os serviços prestados vão da triagem ao atendimento ao cliente, passando pela elaboração da estratégia processual pertinente, acompanhamento efetivo de todo o trâmite processual até a decisão final, incluindo a fase recursal, elaboração de peças processuais, audiências e sustentações orais das teses inerentes aos direitos dos clientes.

A importância social da iniciativa foi destacada por João Batista de Carvalho, uma vez que a população carente poderá resolver questões de forma gratuita. Ele foi saudado pelo presidente do Grupo Ânima, Daniel Castanho e pelo vice-presidente Marcelo Battistella, que descerraram a placa com o nome de João Batista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)