(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes protestam pelo passe livre no Centro de Belo Horizonte

Manifestantes complicaram o trânsito em vias importantes da região. Eles querem entregar uma carta de reivindicações ao Prefeito


postado em 24/08/2016 10:46 / atualizado em 24/08/2016 12:02

Estudantes seguiram em passeata da Praça Sete até a Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena(foto: PMMG/Divulgação )
Estudantes seguiram em passeata da Praça Sete até a Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena (foto: PMMG/Divulgação )

Estudantes do ensino médio fazem uma manifestação na manhã desta quarta-feira, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 150 pessoas participam do protesto, que começou na Praça Sete e seguiu até a sede da prefeitura, na Avenida Afonso Pena.

A PM informou que o trânsito está lento na Avenida Afonso Pena em direção à área hospitalar. Uma faixa está interditada no sentido Mangabeiras. 


Segundo a presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (AMES-BH), Mariana Ferreira, 21 anos, a manifestação exige o passe livre estudantil municipal e metropolitano e se coloca contra o Projeto de Lei 867/2015, que insititui a chamada "escola sem partido", contra o ministro da Educação Mendonça Filho e contra o sucateamento das escolas públicas.

''Com a volta às aulas e no mês dos estudantes decidimos junto com os grêmios escolares reivindicar o que achamos que é direito nosso'', diz a presidente.

A AMES-BH informou que aguarda o contato da Prefeitura de BH para entregar uma carta de reivindicações. Mas a assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte informou que os estudantes ainda não entraram em contato para propor uma reunião.

Segundo a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Nivia Soares da Silva, existe um dialogo mensal com os representantes das associações estudantis.

“Reunimos uma vez por mês aqui na sede da secretaria para apresentar as pautas a respeito do Conselho Municipal de Auxilio de transporte Escolar sobre o meio passe, mas a participação dos representantes dos estudantes é fraca. A razão pelo qual o passe livre ainda não existe é porque a Prefeitura não consegue arcar sozinha com os custos do passe em todo estado. Cerca de 95% dos estudantes são das escolas estaduais. Por isso é necessário a participação da União e do governo do Estado”, afirma.

Ainda segundo a coordenadora, existem na capital 10.400 benefícios ativos no programa do meio passe.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)