(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homens vestem saia contra a homofobia e a favor da moda sem gênero

Saiaço acontece amanhã, em Belo Horizonte, em protesto contra a violência sofrida por um jovem que usava saia. Intenção é reunir homens de saia pelas ruas do centro


postado em 10/07/2016 12:28 / atualizado em 10/07/2016 16:55

Gil Sotero, organizador do
Gil Sotero, organizador do "saiaço" que acontece amanhã em BH (foto: Arquivo pessoal)
Homem também usa saia. Esse é o mote de um “saiaço” contra a LGBTfobia que vai acontecer amanhã em frente ao Centro de Referência da Moda, no Centro de Belo Horizonte. A proposta é reunir homens vestidos de saia pelas ruas da cidade. A ideia surgiu depois que Lázaro Henrique dos Anjos Silva, de 23 anos, foi agredido, no fim de junho, na Rua da Bahia, por usar saias.

Um dos criadores do evento é o jornalista Gil Sotero, que sabe bem como é difícil ser homem e usar saia. Poucos dias antes de Lazáro ser agredido, Gil resolveu ir trabalhar de saia. Em seu trajeto pelas ruas da capital foram muitos olhares de reprovação e comentários preconceituosos. “Ouvi muitas piadinhas de mau gosto. Teve gente que ficava incomodada e saía de perto. E olha que a minha saia ,dentro dos padrões ditados pela moda, era bem masculina”, relata Gil,  que vai continuar usando suas saias "quando bem quiser".

Segundo ele, o saiaço é uma maneira de protestar contra a imposição da moda de gênero e o preconceito contra a população LGBT. “Os homens na antiguidade sempre usaram saias, depois é que elas passaram a ser consideradas uma roupa exclusiva para mulheres. Mas não é”, afirma. Além disso, lembra Gil, todos têm direito de vestir o que quiser. “Ninguém pode ser agredido por causa de sua roupa, por usar isso ou aquilo.”

A concentração começa as 17h. Da Bahia, o saiaço segue até a Rua dos Timbiras, no Conselho Regional de Psicologia (CRP), onde acontece um debate sobre orientações sexuais e identidades de gênero, promovido pelo Grupo de Trabalho de Diversidade do CRP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)