(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homem que matou menina de 10 anos em Buenópolis conta detalhes do crime à polícia

Jairo Lopes, de 42, que foi preso ontem e confessou o crime, foi levado ao local onde disse que cometeu o assassinato. Polícia fez buscas na região


postado em 09/06/2016 13:30 / atualizado em 09/06/2016 15:40

Jairo Lopes contou detalhes sobre o assassinato da garota(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)
Jairo Lopes contou detalhes sobre o assassinato da garota (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)

O homem que estuprou e assassinou Raiane Aparecida Cândida, de 10 anos, em Buenópolis, na Região Central de Minas, foi levado ao local onde diz ter cometido os crimes na tarde desta quinta-feira. Jairo Lopes, de 42, que foi preso ontem e confessou o homicídio, estava confuso. Mesmo assim, contou detalhes de como matou a garota. O homem está detido em um Presídio de Curvelo, mas deve ser transferido para uma cadeia em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Jairo afirmou que caminhou aproximadamente quatro quilômetros com a menina ainda viva. Quando estavam no meio de um matagal, afirma que assassinou a garota. A menina sofreu um corte na altura do estômago e teve o coração arrancado. O homem disse que enterrou o órgão próximo a um rio, mas não soube precisar o local. Investigadores fazem buscas para tentar encontrar o coração.

O delegado Vitor Amaro Beduschi, responsável pelo caso, não considerou a ação desta tarde como reconstituição do crime. Segundo ele, foram apenas diligências de buscas no local.

O homem contou que primeiro estrangulou a garota e depois usou uma faca para mutilar a criança. Jairo disse que arrancou o coração da menina para se certificar da morte. O motivo, de acordo com os investigadores, era impedir que a criança denunciasse o estupro.

A morte de Raiane causou grande comoção entre moradores da região. A menina saiu de casa, na localidade de Siriema, distante 30 quilômetros da área urbana da cidade, na manhã de terça-feira, 31 de maio. Ela pegaria um ônibus que a levaria à escola, em Salobro, também na zona rural de Buenópolis. Mas a garota não chegou a pegar o coletivo. O corpo dela foi encontrado na tarde de quinta-feira, jogado na beira de uma estrada.

O homem foi acompanhado pelo delegado responsável pelo caso (esq.) e outros agentes(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)
O homem foi acompanhado pelo delegado responsável pelo caso (esq.) e outros agentes (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)


Uma grande operação foi montada na sexta-feira, 3 de junho, depois que Jairo Lopes foi identificado como principal suspeito do crime. Foragido da Justiça e já respondendo por homicídio, estupro e roubo, ele era vizinho da vítima e estava na cidade havia dois meses, usando nome falso. A caçada chegou a contar com mais de 100 pessoas, entre militares e moradores da cidade e de comunidades vizinhas. As buscas duraram seis dias, em uma área de mata fechada e de difícil acesso. Jairo foi visto por dois moradores, em ocasiões distintas, mas conseguiu fugir antes de o grupo de buscas chegar aos locais indicados em denúncias. O homem também adotou estratégias para tentar enganar os rastreadores.

Nessa quarta-feira, a fuga chegou ao fim. Ele foi encontrado de manhã por lavradores da Fazenda Bhavnagar, em Joaquim Felício, quando saíam para trabalhar. Eles avistaram o suspeito em um matagal às margens da rodovia e o reconheceram. Em seguida, o capturaram, o amarraram com cordas e chamaram a polícia. Uma das testemunhas que identificaram Jairo informou à PM que ele já estava próximo à BR-135 e que, se tivesse chegado à rodovia, dificilmente seria preso. O homem foi levado de helicóptero para Curvelo, para não ser linchado pela população, que está revoltada com o assassinato cruel.

De acordo com a Polícia Civil, Jairo disse, primeiramente, que o crime foi cometido por questões financeiras. Ele alegou ter abordado a menina para tentar extorquir dinheiro da família, mas a versão foi descartada pelos investigadores, já que os parentes da vítima são pobres. O delegado informou que o homem estava confuso. No depoimento, segundo o policial, chegou a citar magia negra. Uma tatuagem nas costas do preso que faz referência a uma seita aumenta a suspeita da polícia sobre essa linha de apuração. Os investigadores farão buscas em Buenópolis, em um local apontado por Jairo, onde ele teria enterrado o coração da menina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)