(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sabinópolis decreta situação de emergência por deslizamentos causados pela chuva

Cidade da Região do Vale do Rio Doce tem dezenas de imóveis com risco de desabamento e cerca de 150 famílias desalojadas. Decreto municipal deverá ser analisado pelo governo estadual nos próximos dias


postado em 23/01/2016 11:30 / atualizado em 23/01/2016 14:13

Ver galeria . 12 Fotos Quatro casas desabaram e dezenas estão em situação de riscoCBMMG/Divulgação
Quatro casas desabaram e dezenas estão em situação de risco (foto: CBMMG/Divulgação )

Sabinópolis, município mineiro localizado na Região do Vale do Rio Doce, ainda contabiliza os estragos causados pelas chuvas da última semana e deve ser a quinta cidade a ter reconhecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codec) o decreto de situação de emergência. Cerca de 150 famílias estão desalojadas, quatro casas foram destruídas e dezenas de outros imóveis estão sob risco de desabamento. A prefeitura ainda percorre locais próximos a deslizamentos de terra para notificar quem ainda reside em áreas de risco e registrar o total de afetados.

Segundo o prefeito Carlos Roberto Barroso Mourão (PT), a administração municipal já deslocou cinco famílias até um abrigo público organizado na Escola Municipal Professor José Maria de Pinho. "Ficamos muito assustados. Já suspeitávamos, mas não tínhamos uma ideia completa dos estragos. Ontem (sexta-feira), equipes especializadas do Corpo de Bombeiros constataram a situação crítica", comentou o prefeito.

Barroso Mourão também informou que, neste sábado, equipes da prefeitura e da Defesa Civil municipal estão percorrendo a cidade para contabilizar o total de atingidos, fazendo novo reconhecimento de locais afetados e notificando as famílias em áreas de risco. "Nossa primeira orientação é abrigar quem não tem outro local para ficar, como casa de parentes ou amigos. Mas não temos condições de abrigar a todos", revela o prefeito, que também pediu ajuda ao governo estadual para cuidar da destinação da população.

De acordo com a Defesa Civil municipal, o diagnóstico realizado pelos militares identificou duas regiões da cidade que foram mais afetadas. Os bairros Monsenhor Amantino, Alenir de Pinho e Alto do Cruzeiro tiveram várias encostas com deslizamentos de terra. A maior parte dos danos foi causado após a última quarta-feira, dia 20, em que choveu um acumulado de 189 milímetros.

Cidades com problemas por causa da chuva

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atualiza, todos os dias, o boletim com informações do período chuvoso concentrado entre 2015 e 2016. Até este sábado, três municípios decretaram Estado de Calamidade Pública (ECP), quatro decretaram Situação de Emergência (SE) e outros 30 foram atingidos por eventos adversos. As cidades de Ferros, Inconfidentes e Cristina decretaram estado de calamidade pública, e os municípios de Itanhomi, Palma, Sabará e Itamonte estão em situação de emergência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)