(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais ainda investiga zika vírus em sete bebês

Dos 19 casos de microcefalia que estavam em investigação no estado, 10 tiveram a relação com o zika descartada e em dois a contaminação pelo vírus já havia sido confirmada


postado em 20/01/2016 06:00 / atualizado em 20/01/2016 06:58

O número de casos de microcefalia em investigação em Minas Gerais caiu de 19, na semana passada, para 7, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). Depois de quinta-feira, quando foram confirmados dois casos de zika vírus no estado – um recém-nascido, que também está com suspeita de microcefalia em Curvelo, e uma gestante de Ubá – saíram os resultados de mais 10 investigações: todas negativas. Até ontem, haviam sido notificados 55 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia no estado. Desse total, dois estão confirmados, sete seguem em investigação e 46 foram descartados. Hoje, o Ministério da Saúde divulgará os dados nacionais, mas só em Pernambuco, que lidera os casos, são mais 70 casos notificados em uma semana.


Em Curvelo, na Região Central de Minas, onde foi confirmado na semana passada o primeiro caso de um bebê com infecção por zika vírus e suspeita de microcefalia, são quatro casos da anomalia congênita ainda em investigação. Segundo a secretária municipal de Saúde, Rejane Valgas Oliveira Galvão, só ontem a pasta recebeu, formalmente, o resultado dos exames que confirmam o primeiro caso. “Desde o protocolo do Ministério da Saúde, tivemos seis casos de bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros, todos em dezembro, mas não há como comparar com o ano anterior, porque antes a notificação não era obrigatória”, explica a secretária.

FORÇA-TAREFA Hoje, o mutirão de combate ao Aedes aegypti chega às regionais Norte, Venda Nova e Leste. A força-tarefa da PBH para limpar possíveis criadouros do mosquito é um reforço para o enfrentamento ao vetor dos vírus zika, dengue e chikungunya. Amanhã, o mutirão será na Regional Oeste e, na sexta-feira, chega às regionais Pampulha e Noroeste.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)