(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Calor continua em BH e especialistas alertam quanto à radiação solar em nível extremo

Exposição ao sol deve ser evitada no período em que o índice UV não está baixo. Possibilidades de queimaduras e manchas existem mesmo com o tempo nublado


postado em 12/10/2015 06:00 / atualizado em 12/10/2015 07:45

(foto: Arte/EM)
(foto: Arte/EM)
 

O calor deve continuar durante esta semana em Belo Horizonte, sem possibilidade de chuvas. E especialistas alertam sobre perigos em relação à radiação solar. 

 

Na tarde desse domingo, a máxima chegou em 32,5°C na capital mineira, sendo que na Região Norte do estado os termômetros chegaram a registrar 39°C, de acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo. E a situação esteve crítica em relação à radiação solar: o nível foi extremo entre as 14h e as 17h, com índice 12, numa escala que vai de um a 14. Somente das 6h às 11h o nível esteve baixo, com índices mais adequados à exposição ao sol. E a umidade do ar ficou em 22%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 


A médica dermatologista Adriana Biagioni alerta para os riscos à saúde neste período.

“Não dá para dizer às pessoas que evitem o sol durante todo o dia num país tropical. Porém, o ideal é se expor somente no período em que o índice UV está baixo, ainda assim, com proteção solar adequada”, explica. A dermatologista destaca que mesmo com tempo nublado há radiação, que, além de queimaduras e manchas, causa câncer de pele a longo prazo.

Atento aos riscos, nesse domingo o casal Carlos Guilherme, de 35 anos, e Daniela, de 34, tratou de se proteger com bonés, sem esquecer da pequena Ana Júlia, de 9 meses, que usava um chapéu. “Viemos passear no parque para fugir do calor em casa. Mas, além de procurar sempre uma sombra, buscamos a brisa da fonte de água”, explica Daniela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)