(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temperatura pode chegar a 36°C neste sábado em Belo Horizonte

Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperaturas entre 20°C e 36°C para este sábado na capital, mas não descarta outro recorde no decorrer do dia. Em algumas regiões do estado pode chover forte


postado em 26/09/2015 06:00 / atualizado em 26/09/2015 08:56

No Recreativo da Grão Mogol, grupo de amigos não resistiu ao calor e marcou encontro na piscina à noite(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
No Recreativo da Grão Mogol, grupo de amigos não resistiu ao calor e marcou encontro na piscina à noite (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

O calor deve continuar neste sábado na capital mineira. Depois de bater dois recordes sucessivos, na quinta e na sexta-feira, quando os termômetros alcançaram 35,8°C e 36,4°C, respectivamente, a previsão para o sábado é de máxima de 36°C. Mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não descarta a possibilidade de a temperatura subir um pouco mais, atingindo novo recorde.

Em outras regiões do estado, porém, a frente fria que na sexta-feira fez chover em São Paulo pode provocar pancadas isoladas, especialmente no Sul, Campos das Vertentes, Triângulo e Zona da Mata. Pode inclusive chover forte. Em Belo Horizonte, no entanto, o calor deve durar até segunda-feira, quando pode chover à tarde. 

 

CLUBES Enquanto não há refresco, o calorão transformou a rotina de moradores e dos clubes da capital. Com altas temperaturas registradas de dia e à noite, muitos belo-horizontinos aproveitam para se refrescar em piscinas mesmo depois de o sol se pôr. O fenômeno se repetiu nessa sexta-feira, quando a máxima chegou a 36,4°C na estação do Bairro Santo Agostinho (Região Centro-Sul) e a 36,9°C na estação Pampulha, novos recordes do ano. No Minas Tênis Clube, as cinco piscinas da unidade da Rua da Bahia estavam cheias às 19h – durante todo o dia, quase 7 mil pessoas nadaram no clube.

Como muitos sócios, o administrador de empresas Emerson Rossetti, de 41 anos, chegou ao clube depois das 18h. Ele pegou as filhas Isabel, de 6, e Letícia, de 2, na escolinha e foi direto para a piscina. O primo dele, a esposa e a filha do casal, Marcela, de 9, se juntaram à turma. “É minha primeira experiência de piscina à noite e estou adorando. Não tem como ir para casa com este calor”, contou Emerson. “Parece até que é domingo”, completou.

Os amigos Marcelo Frade, de 33, e Daniel Alípio, de 36, ambos engenheiros, também aproveitaram para ir ao clube mais tarde e se assustaram com a quantidade de pessoas. “É ótimo vir para a piscina. Andar pela Savassi é como estar em um deserto”, disse Daniel. As piscinas do Minas ficam abertas até as 22h, de segunda a sexta-feira.

No Clube Recreativo da Rua Grão Mogol, no Sion, Região Centro-Sul, as piscinas também ficam lotadas à noite. “Trabalhei o dia todo sentindo calor. Chamei meu marido para pegar piscina à noite. Ele aceitou e ainda convidamos amigos e filhos”, conta a assistente social Viviane Corrêa, de 52. A dentista Cristiane Rodrigues, de 45, adorou o convite do marido, e eles curtiram a noite na piscina ao lado dos filhos de 11 e 13 anos. “A água fica morninha. Melhor do que qualquer ar-condicionado”, compara a dentista.

A sensação de que o calor continua à noite é comprovada pelos registros de temperatura: na quinta-feira, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 30°C entre as 18h e as 21h, e 28°C entre as 21h e as 22h. Segundo o meteorologista Claudemir dos Santos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média nesses horários para esta época do ano é de 22°C. “É muito quente para esse horário”, disse.

HORÁRIOS Em alguns clubes, sócios estão pedindo para ampliar o horário de funcionamento das piscinas. No Barroca Tênis Clube, no Bairro Gutierrez (Região Oeste), as pessoas podem nadar até as 22h apenas às terças e quintas-feiras. Nos outros dias, até as 18h. “Os associados querem estender o horário para as 22h todos os dias da semana”, diz Maria das Graças Vital Fortes, auxiliar administrativa do clube. “Muita gente está saindo do trabalho e vindo direto para o clube. A piscina fica lotada”, completou.

No Oásis Clube, no Bairro Santa Tereza (Região Leste), muitos associados trocam atividades como sinuca ou futebol por mergulhos na piscina às quartas-feiras, quando o horário é estendido até as 22h. “A piscina tem ajudado muito. Durmo até mais tranquilo depois”, comentou o representante comercial Thales Santiago, de 25.

MASSA DE AR QUENTE O novo recorde de temperatura do ano em Belo Horizonte nessa sexta-feira é resultado de uma massa de ar quente e seco estacionada sobre o estado, que tem impedido o avanço de frentes frias vindas do Sul do país. Na sexta, a máxima na capital mineira só não foi maior que a registrada no Rio de Janeiro (39,7°C) entre as capitais do Sudeste. Mas, diferentemente de BH, a temperatura na capital fluminense e em São Paulo caiu ao longo do dia.

 

Fez foto no calorão?
Mande para o EM


Com temperaturas que passam dos 36°C durante o dia e aliviam pouco até mesmo durante a madrugada, a 9ª Campanha Virtual do Estado de Minas propõe que internautas usem a criatividade para fazer fotos nestes dias de calor. Para participar da campanha, que começa hoje, basta passar pelas seguintes etapas: seguir o perfil @emimagem no Instagram, fazer imagens e postar a foto na rede social com a hashtag #CalorEMBH. As melhores fotos serão reunidas num especial e publicadas no próximo sábado, 3 de outubro. O caderno poderá ser acessado no aplicativo do EM para tablets e smartphones (apenas por assinantes), bem como no endereço www.digital.em.com.br. No domingo, estará disponível no www.em.com.br. O último concurso, cujo tema foi a primavera, fez do Instagram uma espécie de Jardim do Éden. Cerca de 150 leitores do EM registraram na rede social cliques de flores, frutos e animais nas mais charmosas poses e facetas. O especial com as melhores imagens já está disponível no aplicativo EM Digital (exclusivo para assinantes) e, amanhã, será publicado também no site do jornal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)