(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário avalia que houve erro na ação da PM durante protesto no Centro de BH

"Temos que definir padrões de como utilizar gás lacrimogêneo e outras armas não letais. Vamos avaliar a situação para não repetir o erro", diz Nilmário Miranda. Sessenta pessoas foram detidas


postado em 13/08/2015 13:17 / atualizado em 13/08/2015 15:22

Ver galeria . 46 Fotos Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Marcos Vieira/EM/D.A.Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Marcos Vieira/EM/D.A.Press )

O secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, criticou o modo como os manifestantes foram contidos durante o protesto contra o aumento da passagens do transporte coletivo na noite de quarta-feira no Centro de Belo Horizonte. Houve confusão entre policiais militares e o grupo, que terminou com pessoas feridas e mais de 60 presos.

“A manifestação é um direito que tem que ser respeitado. O nosso governo não pode coibir manifestação. Tem que saber lidar com essas situações. Temos  que definir padrões de como utilizar gás lacrimogêneo e outras armas não letais. Vamos avaliar a situação para não repetir o erro”, disse o secretário nesta quinta no Escritório de Direitos Humanos da capital, onde os manifestantes detidos estão sendo ouvidos.

Ainda segundo o secretário, os esforços devem ser voltados para evitar ações violentas. “A polícia se queixou que o protesto não tinha líderes. É uma forma de organização diferente. A nossa orientação é não criminalizar o movimento social. Defendemos uma mediação pacífica. Tem que orientar a polícia nessas circunstâncias”.

Um grupo de cerca de 60 pessoas foi levado para a Central de Flagrantes II e liberado durante a madrugada, após um acordo entre Nilmário Miranda e as polícias Civil e Militar.

De acordo com a Polícia Civil, os boletins de ocorrência não tinham sido finalizados pela PM até o final da manhã desta quinta. A partir desses documentos, a polícia judiciária vai intimar os envolvidos a prestar depoimento na 4ª Delegacia de Polícia do Centro, que atende a região onde ocorreu o confronto.

Por enquanto, apenas uma ocorrência envolvendo dois menores foi encerrada. Ambos foram levados para a Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (DOPCAD-MG) e estão sendo investigados.

Imagens registram início do confronto entre PM e manifestantes

E do nada começam as bombas. Todos munidos apenas de palavras e cartazes. E assim se mantem um ajuste tarifário ilegal.

Posted by Lucas Morais on Quarta, 12 de agosto de 2015

Vídeo mostra PM exaltado com manifestantes em hotel no Centro
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)