(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Série do Estado de Minas sobre o Rio São Francisco vence Prêmio BNB de Jornalismo

Especial "A sede do rio" mostrou como a estiagem comprometeu a economia às margens do Velho Chico


postado em 30/07/2015 23:04 / atualizado em 30/07/2015 23:10

Os repórteres Paulo Henrique Lobato (texto) e Gladyston Rodrigues (fotos) durante a premiação(foto: Reprodução da Internet/Facebook)
Os repórteres Paulo Henrique Lobato (texto) e Gladyston Rodrigues (fotos) durante a premiação (foto: Reprodução da Internet/Facebook)

O Estado de Minas venceu o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional (BNB), categoria extrarregional, com a série “A sede do rio”, publicada de 31 de agosto a 2 de setembro de 2014, com texto de Paulo Henrique Lobato e fotos de Gladyston Rodrigues. As reportagens mostram como a forte estiagem comprometeu a economia ao longo do Velho Chico, o maior leito exclusivamente brasileiro, com cerca de 3 mil quilômetros e que corta cinco estados: Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em 2012, a série “Velho Chico, novos rumos” foi premiada, com textos e fotos da mesma dupla. No ano seguinte, a série “O Brasil de Gonzaga”, com texto de Paulo Henrique, também saiu vencedora na mesma categoria.

A premiação foi entregue na noite desta quinta-feira na sede do BNB em Fortaleza, Ceará. O EM é o único veículo fora da Região Nordeste que aparece na lista das 25 categorias premiadas, que incluem mídias impressa – texto e foto – e eletrônica – rádio, televisão e internet –, além de produção universitária.

O repórter Paulo Henrique Lobato, pela terceira vez premiado no BNB, falou sobre os trabalhos. “Estamos levando aos leitores à realidade de um rio que é vital para moradores de cinco estados. É um alerta ao poder público e à sociedade para sua conservação”. O repórter fotográfico Gladyston Rodrigues descreveu importância da premiação. “Houve uma grande dedicação na produção de um material de qualidade. O prêmio é o reconhecimento de que, por meio do EM, retratamos um mundo que muitos desconhecem”.

O diretor de redação do EM, Carlos Marcelo Carvalho, destacou a importância de mais uma participação vitoriosa do jornal. “A dupla premiação só reforça a certeza de que o Estado de Minas está no caminho certo ao investir regularmente em reportagens de impacto, produzidas por profissionais talentosos e experientes”, afirma.

O Prêmio BNB visa estimular o debate e sensibilizar a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, com ênfase na democratização do crédito, capazes de gerar negócios mais estruturados e promover o crescimento econômico com inclusão social no Nordeste.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)