(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Balanças em estradas mineiras voltam a multar nesta terça-feira

Seis equipamentos já foram instalados e estão em operação há pelo menos cinco dias


postado em 27/07/2015 19:56

Depois de nove meses, seis praças de pesagem de veículos vão voltar a multar nesta terça-feira em rodovias mineiras. Os equipamentos reiniciaram as operações entre 20 e 24 de julho, mas ainda não estavam aplicando multas. Até o final deste ano, outras 34 balanças serão instaladas. O serviço será gradativo, pois os equipamentos ainda precisam ser aferidos pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG).

Os equipamentos estavam desativadas desde outubro do ano passado por causa do encerramento dos prazos contratuais. Quatro lotes já foram recontratados e outros dois ainda passarão por licitação. As balanças que já irão flagrar os motoristas infratores estão na MG-431, em Itaúna, na MG-439, em Córrego Fundo, MG-164, em Bom Despacho, ambas na Região Centro-Oeste do Estado, na BR-418 em Nanuque, na Região do Jequitinhonha, e MG-449, em Arceburgo, Região Sul de Minas.

A fiscalização começa nesta terça-feira. Os veículos flagrados acima de 5% do Peso Bruto Total (PBT) e de 10% do peso por eixo, segundo as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podem ser autuados, remanejar e/ou fazer o transbordo da carga. O condutor que não entrar no posto de pesagem comete infração grave, ganha cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. A retirada, sem autorização, do veículo em que foi constatada a necessidade de remanejamento ou transbordo da carga excedente é considerada infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)