(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chegada do inverno derruba temperaturas pelo menos até a próxima quarta

Uma ótima oportunidade para exercitar a solidariedade com a doação de agasalhos


postado em 21/06/2015 08:00 / atualizado em 21/06/2015 09:07

Grazielle Rodarte agasalha a filha para evitar as doenças de inverno, mas confessa gostar do clima frio (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )
Grazielle Rodarte agasalha a filha para evitar as doenças de inverno, mas confessa gostar do clima frio (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )

Guarda-roupas de portas abertas para receber o frio. O inverno chega hoje, e os moradores de Belo Horizonte podem se preparar para enfrentar queda nas temperaturas. Segundo a previsão do Instituto TempoClima, da PUC Minas, a mínima esperada para este domingo é de 13° C e a máxima não passa dos 24°C. Os termômetros devem permanecer em baixa até a quarta-feira, por causa de uma massa de ar polar que se desloca do do Sul rumo ao Sudeste do País. Boa estação para exercitar o calor humano, por meio das campanhas para doação de agasalhos para aqueles que não têm como se proteger. O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) já lançou a sua, e mantém 23 pontos de coleta, nos quais espera recolher mais de 20 mil casacos, paletós, entre outras peças. Há várias outras iniciativas mantidas também por empresas e pela Associação Médica de Minas Gerais.


O inverno começa oficialmente às 13h38 de hoje, mas ontem pela manhã já dava o ar de sua graça. O contabilista aposentado Aloysio Magalhães, de 84 anos, que vive no Bairro Dona Clara, foi passear na Praça da Liberdade levado pelo filho, o motorista Sérgio Luiz Magalhães, de 52. “Estamos aproveitando para dar um passeio, depois vamos almoçar na casa da minha mãe”, explicou Magalhães. De acordo com ele, para o pai, que já tem idade avançada, não é fácil enfrentar o frio. “A gente procura deixá-lo bem agasalho. Agora mesmo estávamos conversando sobre comprar luvas”, dizia o filho, enquanto segurava as mãos do pai para esquentá-las. Bem protegido, Aloysio no entanto diz não ter medo do frio. “Até gosto”, afirma.


Mas o sentimento não é consenso. Para enfrentar a chegada das baixas temperaturas, a funcionária pública aposentada Vera Mesquita, de 71, dorme com nada menos do que quatro meias. Uma de algodão e as outras três de lã. Além disso, durante a noite não dispensa o cobertor e o edredon – juntos. “Não gosto desta época do ano. Parece que sinto muito mais frio do que as outras pessoas. Durmo o ano inteiro de meias, mesmo quando a temperatura está mais alta. No inverno, para esquentar mais, costumo tomar um chá à noite”, ensina. Irmã de Vera, a aposentada Dulce Mesquita Rocha, de 89, que mora no Padre Eustáquio, tomava sol na manhã de num banco da Praça da Liberdade. “Tenho pressão baixa e quase não estou saindo de casa. Estou sempre de sapato, paletó e agasalho, mas prefiro o frio ao calor”, observa.

As irmãs Vera e Dulce divergem no gosto pelas baixas temperaturas, mas roupas quentes são consenso (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )
As irmãs Vera e Dulce divergem no gosto pelas baixas temperaturas, mas roupas quentes são consenso (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )

Grazielle Rodarte, de 34, e sua filha, Letícia Rodarte, de 2, passeavam ontem pela Savassi bem agasalhadas. “Agora que o frio começou, a Letícia sempre usa uma touquinha, agasalho e cachecol, porque com as baixas temperaturas o nariz costuma escorrer”, diz Grazielle, que confessa gostar das temperaturas mais baixas. “A gente se veste de maneira mais elegante e dorme bem. Estou preparada para o frio”, garante.


De acordo com Claudemir Félix, meteorologista do TempoClima, o dia de hoje em BH será nublado e sem chuvas, com umidade relativa do ar na casa dos 50%, o que é considerado uma boa notícia, já que em tempos frios o índice chega a baixar para 15% na capital mineira. Na região metropolitana, o tempo fica parcialmente nublado e sem chuva, com mínima de 11° C e máxima de 25°C, com umidade relativa do ar em 55%. No estado, o tempo fica sujeito a chuvas fracas e isoladas nos vales dos rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri. A mínima prevista é de 5° C, no Sul de Minas, e a máxima, de 32° C, no Noroeste e Norte de Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)