(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque da Serra do Curral agora tem aplicativo para celular

O app tem informações do parque em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), localização, mapas em 2D e 3D (para facilitar a visualização da área total) e fotos de diferentes pontos


03/06/2015 07:35 - atualizado 03/06/2015 07:42

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Conhecido por ter um das trilhas mais belas da cidade, com 10 mirantes que mostram diferentes e importantes pontos turísticos da capital, o Parque da Serra do Curral, Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte terá mais uma forma de interação com seus visitantes. Será lançado na sexta, dia 5, junto às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o aplicativo “Parque da Serra do Curral”. Durante o evento, as pessoas poderão acessar o aplicativo, que já está disponível para o sistema Android, por meio do Google Play, em um equipamento montado no local.

Desenvolvido por Maurício Volker, game designer da Assessoria de Comunicação Social da FPM, o aplicativo conta com informações do parque em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), localização, mapas em 2D e 3D (para facilitar a visualização da área total) e fotos de diferentes pontos. Maurício destaca que o aplicativo é mais um canal para a divulgação do parque e está adequado à maneira com a qual as pessoas estão consumindo informações atualmente.

Comemoração
Uma programação diversificada foi montada em comemoração à data, das 9h às 16h da sexta, dia 5. Para quem gosta de atividade física aliada à riqueza natural, serão oferecidas trilhas guiadas com monitores do parque até o Mirante 3. Durante o trajeto, o visitante tem a possibilidade de observar a fauna e a flora nativa e, quando chegar ao destino, será privilegiado com uma bela paisagem, que se torna ainda mais singular quando observada ao pôr do sol. As saídas serão às 9h e às 15h30. É aconselhável que os participantes utilizem roupas leves, tênis e levem água. Não é necessária inscrição prévia. Haverá também aula de yoga.

Os visitantes também poderão ver a exposição itinerante “Vem pro Parque”, que reúne diferentes imagens da grande biodiversidade dos parques, com um olhar bem especial e nem sempre captada no cotidiano. Completam a programação oficinas recreativas, que serão realizadas a partir das 15h.

O parque
As áreas do parque incentivam a prática de esportes, a contemplação dos recursos naturais e da cidade, com vista para pontos como Avenida Afonso Pena, Parque Municipal, Jardim Botânico da UFMG, estádios Mineirão e Independência e Lagoa da Pampulha, além de municípios como Nova Lima, Contagem e Sabará. Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e Parque Estadual da Serra do Rola-Moça também podem ser observados. Ao todo, são 10 mirantes, além de praças de convivência.

Situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o parque conta com uma cobertura vegetal de campos rupestres, encontrados nas áreas rochosas da crista da serra. Já a Mata Atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes como o Parque das Mangabeiras e a Mata do Jambreiro. A fauna é bastante diversificada e a avifauna é a mais representativa. Já foram identificadas mais de 125 espécies de aves, entre elas campainha-azul, águia-chilena, carrapateiro, coruja-da-igreja, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata. Em janeiro de 2012, o falcão-cauré, nunca antes registrado em Belo Horizonte, foi identificado no parque por um grupo de observadores de aves durante uma visita técnica.

Programação Dia do Meio Ambiente

• 9h às 16h – Lançamento e utilização do aplicativo “Parque Serra do Curral”.
• 9h às 16h – Exposição de fotos “Vem pro parque”.
• 9h às 16h – Demonstração do aplicativo “Parque da Serra do Curral”
• 9h – Trilha Monitorada até o Mirante 3
• 10h – Aula de yoga
• 15h – Oficinas recreativas.
• 15h30 – Trilha Monitorada até o Mirante 3.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)