(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores afirmam receber água misturada com esgoto em Ponte Nova, na Zona da Mata

Além do mau cheiro, famílias relatam problemas de saúde por causa da má qualidade da água que chega às residências. Prefeitura e Departamento de Água e Esgoto negam o problema


postado em 28/05/2015 14:46 / atualizado em 28/05/2015 15:00

Ver galeria . 3 Fotos Divulgação
(foto: Divulgação )
Esgoto no lugar de água. Essa é a principal reclamação feita por moradores do Bairro de Fátima, em Ponte Nova, Região da Zona da Mata, em relação a empresa responsável pelo fornecimento de água na cidade, que é o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes). A baixa qualidade da água que chega às torneiras das residências se tornou motivo para muito incômodo da população, além de provocar diarreia e viroses.

Os moradores afirmam ainda que as reclamações registradas junto a Dmaes foram ignoradas. O caso chegou a ser denunciado à Câmara dos Vereadores de Ponte Nova, em mais uma tentativa de solucionar a situação e evitar que novas famílias fossem contaminadas pelo esgoto. "Desde o ano passado estamos enfrentado o problema. A Dmaes chegou a fazer uma obra para regularizar o processo de chegada da água nas residências, mas a situação voltou a acontecer em abril", afirma a moradora D.F.

O problema gerou ainda uma série de transtornos às pessoas que residem no Bairro de Fátima. Além de não poderem usar a água para atividades domésticas, como lavar roupa, limpar a casa e até fazer comida, muitos sofreram com dores intestinais e febre, além de correrem o risco de contrair hepatite A.

"Várias pessoas adoeceram aqui no bairro. Eu e minhas duas filhas ficamos cerca de 20 dias com diarreia depois de bebermos a água. Gostaríamos que a Dmaes tomasse uma providência quanto a isso, pois nós continuamos recebendo água suja em nossas residências", alertou a moradora.

Em nota, o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) informou que entre o final de fevereiro e início de março deste ano, recebeu reclamações de moradores da referida rua informando que a água estaria apresentando forte odor. De imediato, a equipe da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Autarquia foi até o local para fazer a análise do recurso hídrico, onde constatou a contaminação por esgoto, mas que o problema ocorreu devido a vazamentos, ao mesmo tempo, nas redes de água e esgoto que passam na Amaro Gomes.

Ainda de acordo com a empresa, após exaustivas pesquisas por vazamentos, o Dmaes constatou a necessidade de substituição das redes danificadas, de água e esgoto, por novas tubulações de PVC. A obra foi executada num prazo de aproximadamente 25 dias e, após o seu término total, no mês de abril, todos os riscos de uma nova contaminação foram descartados.

O em.com.br entrou em contato com a prefeitura de Ponte Nova já foi feita a troca das redes de esgoto e água e que tem acompanhado junto com a Dmaes análises diárias sobre a qualidade da água na cidade. A prefeitura informou ainda que aguarda o diretor do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento retornar de um congresso para agendar uma reunião com os moradores do bairro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)