(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dupla rende passageiros com faca e rouba celulares em estação do Move, na capital

Crime foi registrado no terminal Aparecida, mas assaltantes já foram detidos pela Guarda Municipal. Recorrência assaltos assusta usuários


postado em 27/05/2015 13:48 / atualizado em 27/05/2015 17:48

Dois homens foram presos no início da tarde desta quarta-feira suspeitos de ameaçar e roubar celulares de passageiros dentro da estação Aparecida do Move, localizada na Avenida Antônio Carlos, Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, Wallace Viana Pereira, 32 anos, e Frederico Emanuel Franco dos Anjos, 33, renderam as vítimas com uma faca e levaram quatro celulares. Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil 1 (Ceflan).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas contaram que a dupla embarcou na estação Operários e anunciou o assalto no terminal seguinte. Uma das vítimas correu atrás dos assaltantes e conseguiu a ajuda de um guarda municipal que passava pela Avenida Antônio Carlos. Em seguida, a dupla foi detida e a PM acionada para dar apoio.

LICITAÇÃO PARA CONTRATAR VIGIAS

No dia 15 de maio, a prefeitura de Belo Horizonte confirmou que havia homologado o resultado para a contratar uma empresa especializada na prestação de serviços de vigilância desarmada e segurança patrimonial, para atuar nas Estações de Transferências Municipais do Move com fornecimento de mão de obra. Conforme a PBH, serão 48 postos de 24 horas com 192 vigilantes.

De acordo com a BHTrans, a licitação foi realizada na modalidade pregão presencial, com julgamento pelo menor preço global, objetivando a prestação dos serviços, nas condições e termos definidos no Edital e seus Anexos. Dez empresas participaram do processo e a vencedora foi a empresa Essencial Sistema de Segurança Eirelli, pelo preço global de R$ 20.367.993,16. O prazo inicial do contrato é de 20 meses.

A abertura da sessão ocorreu no dia 28 de abril, com a apresentação da documentação por parte das licitantes. Após análise da documentação pela BHTrans, o processo foi retomado dia 6 de maio.

A assinatura do contrato deve ocorrer até o final de maio e, logo depois, será emitida a ordem de serviço. A partir daí, a empresa a ser contratada terá o prazo de 10 dias para iniciar os serviços de vigilância, ou seja, mobilizar os profissionais nos postos de vigilância.

Todas as estações de transferência contarão com profissionais de vigilância, diariamente, sendo que algumas estações contarão com dois, de acordo com a necessidade. Os vigilantes estarão equipados com cassetetes de borracha, sprays de pimenta, controle remoto, algemas, rádios comunicadores, coletes a prova de balas, entre outros, com o objetivo de oferecer maior segurança aos usuários.

INSEGURANÇA

No dia 2 de abril o em.com.br informou sobre uma ocorrência registrada em uma estação do Move em Belo Horizonte. O crime foi registrado por uma câmera de segurança o terminal. Nas imagens dois rapazes aparecem agredindo um homem magro, alto e moreno, que carregava uma mochila nas costas e estava com fones de ouvido.



VANDALISMO

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), informou que a contratação de vigilantes poderá reduzir drasticamente os casos de vandalismo dentro das estações do Move na capital. O sindicato disse ainda que assim que os seguranças começarem a trabalhar, os monitores que foram depredados nos últimos meses serão trocados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)