(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Aracaju defende transposição do Rio Tocantins para salvar Rio São Francisco

João Alves Filho (DEM) participa de audiência pública na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, convidado pela Comissão de Minas e Energia.


postado em 27/05/2015 11:37 / atualizado em 27/05/2015 12:21

Rio São Francisco, no Norte de Minas Gerais(foto: Aparício Mansur/Especial para o EM )
Rio São Francisco, no Norte de Minas Gerais (foto: Aparício Mansur/Especial para o EM )

Especialista em rios há 50 anos, o prefeito de Aracaju (SE), João Alves Filho (DEM), defende a transposição de água do Rio Tocantins, no estado de mesmo nome, para salvar o Rio São Francisco. Ele participa de audiência pública na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, convidado pela Comissão de Minas e Energia.

As obras, segundo o prefeito, durariam 10 meses e dependem do governo federal. Segundo ele, o grande problema hoje do Velho Chico é receber água. “Só existe um lugar que tem água abundante para levar água para o Rio São Francisco, que são os rios Tocantins e Araguaia, no estado do Tocantins. Já existe um projeto de transposição feito pelo governador Siqueira Campos para levar água até o São Francisco. O Tocantins faz divisa com vários estados e existe um afluente. O afluente levaria 500 metros cúbicos de água do Tocantins para o Velho Chico”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, há 15 anos, quando o governo FHC falou em transposição do São Francisco, projeto abraçado pelo presidente Lula, o rio já apresentava sinais de morte. Alves Filho conta que, no passado, o rio avançava 30 quilômetros dentro do mar e era onde as caravelas eram abastecidas de água doce. Hoje, povoados foram engolidos pelo mar porque o Velho Chico perdeu força e o oceano avança.

No rio, é possível pescar peixes que somente sobrevivem em água salgada, a 145 quilômetros da foz, devido a salinização. Durante a audiência, o prefeito citou o robalo, como um dos mais pescados. "A água do oceano está claramente avançando no rio", alerta.

A preocupação de Alves Filho é que Aracaju e várias cidades de Alagoas são abastecidas pela água do Velho Chico, assim como toda a área de seca do sertão. A salinização da água é uma ameaça, também para a irrigação. Conforme o prefeito, a adutora de Aracaju no São Francisco fica a 200 quilômetros da foz e com a salinização, 60% da população da capital sergipana ficaria sem água.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)