(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maio Amarelo destaca que embriaguez ao volante é a principal causa de acidentes

Movimento chega a sua última semana com redução de acidentes em relação aos anos anteriores, mas reforça o alerta para a segurança no trânsito


postado em 26/05/2015 19:43 / atualizado em 26/05/2015 19:50

Laço amarelo é o símbolo da campanha. A intenção é que a sociedade trate os acidentes de trânsito como uma epidemia(foto: Divulgação)
Laço amarelo é o símbolo da campanha. A intenção é que a sociedade trate os acidentes de trânsito como uma epidemia (foto: Divulgação)
A intensificação das operações de trânsito e as palestras educativas em escolas e faculdades reduziram o número de acidentes em relação aos anos anteriores no estado, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran). O movimento Maio Amarelo vai até esta sexta-feira e foi promovido para alertar as pessoas para a segurança no trânsito. Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, os casos de embriaguez ao volante foram destacados como principais causas de acidentes.

Segundo o chefe de Coordenação de Operações Policiais (COP) do Detran, delegado Anderson Alcântara Silva de Melo, motoristas alcoolizados são responsáveis por grande parte das ocorrências, principalmente com mortes. O delegado também chamou a atenção para os frequentes casos de travessia fora da faixa de pedestres e de passarelas e o hábito de conversar ao celular enquanto dirige.

A meta do Maio Amarelo é diminuir as ocorrências de acidentes de trânsito em pelo menos 1,5% em relação ao mesmo mês de 2014. Segundo a Polícia Civil, as ações preventivas e repressivas foram incrementadas. “Estamos trabalhando com uma repressão mais contundente, encarando como crime os acidentes de trânsito que envolvam lesão corporal e embriaguez”, alerta o delegado.

A Polícia Civil destacou ainda a mudança no formato das blitzes, que se tornaram itinerantes e com policiais descaracterizados. O tenente Nagib, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, explicou que neste mês as operações foram intensificadas, chegando à média de três por dia.

Durante o Maio Amarelo, o Detran está realizando palestras educativas em escolas e faculdades, com distribuição de material educativo para os alunos, reciclagem para professores, intervenções teatrais na área hospitalar de Belo Horizonte, brinquedoteca e divulgação de estatísticas de acidentes de trânsito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)