(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria confirma segunda morte por dengue em Belo Horizonte

Uma semana após a confirmação da morte de uma homem, de 53 anos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que uma mulher, de 61 anos, morreu no último dia 17


postado em 22/05/2015 21:46 / atualizado em 22/05/2015 22:35

Uma semana depois da primeira confirmação de morte por dengue em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) divulgou uma nota, nesta sexta-feira, comunicando o segundo óbito em decorrência da doença na capital. Uma mulher, de 61 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Venda Nova, no último dia 17, seis dias após o início dos sintomas.

De acordo com a SMSA, a mulher procurou o centro de saúde no dia 12 de maio. O texto relata que a paciente retornou no dia 13 para avaliação e devidas orientações para hidratação oral e um novo retorno em caso de piora. "No dia 15 ela consultou em hospital particular. No dia 16 a paciente procurou a UPA às 11h e recebeu hidratação venosa. Apresentou agravamento durante o final da tarde, com complicações cardíacas e faleceu às 0h45 do dia 17/05."

O caso foi confirmado como dengue pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública. Ainda conforme a SAS, em função de problemas no Sistema Nacional de Informações de Agravos de Notificação - SINAN on-line Dengue - a atualização do número de casos de dengue não foi realizada nesta semana.

A secretaria informou que o problema já foi comunicado à Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde e que os dados serão divulgados no próximo balanço da dengue, previsto para a próxima sexta-feira, dia 29/05. Na nota, a SMSA diz que irá intensificar as ações de conscientização e combate à dengue nas regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste.

O primeiro caso de morte por dengue foi confirmado pela SMSA no último balanço, divulgado na sexta-feira, dia 22. Um homem, de 53 anos, morreu no dia 19 de abril, em um hospital particular. O caso foi confirmado como dengue pelo laboratório da Funed. No balanço da semana passada, os números da doença chegavam a 2.702 na capital. A Região do Barreiro tem 667 confirmações e é a mais afetada pela dengue. A Região Noroeste vem logo em seguida, com 502.

CASOS EM MG

Em Minas, já foram confirmados 18 casos de óbitos pela doença em 2015. Além das duas mortes registradas na capital, a Secretária Estadual da Saúde (SES) também confirmou, segundo dados do levantamento da última sexta-feira, mortes em Faria Lemos (1), Fronteira (1), Iguatama (1), Lagoa da Prata (1), Nova Serrana (1), Ouro Preto (1), Santa Rosa da Serra (1), Três Corações (1), Três Pontas (2), Uberaba (3), Uberlândia (2) e Viçosa (1).

MUTIRÃO

Além das ações de rotina, a SMSA, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), promove durante todo o ano mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros da doença e evitar a proliferação do mosquito. Em 2015, até o momento, já foram realizados 63 mutirões em Belo Horizonte. Durante essas atividades foram recolhidas153 toneladas de materiais e 376 pneus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)