(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dois casais de Vespasiano comemoram juntos 60 anos de união

Festa emocionou várias gerações da família na Capela São Vicente de Paulo, na comunidade Angicos


postado em 27/04/2015 06:00 / atualizado em 27/04/2015 08:04

Jefferson da Fonseca Coutinho

Iêda, Antônio, Terezinha e Geraldo (sentados) com a família: para filhos, eles são exemplo para casais jovens (foto: Euler Junior/EM/D.A Press. )
Iêda, Antônio, Terezinha e Geraldo (sentados) com a família: para filhos, eles são exemplo para casais jovens (foto: Euler Junior/EM/D.A Press. )

O altar para a foto de álbum de família ficou pequeno para tanto Viana sorrir. Um domingo para toda a vida em bodas de diamante duplo na comunidade de Angicos, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Antônio de Souza Viana, o Tuniquinho, e Iêda Lúcia Viana, casados em 23 de abril de 1955, e Geraldo Viana, o Lalado, e Terezinha de Souza Viana, a Zinha, casados em 7 de maio, celebraram ontem, na Capela São Vicente de Paulo, 60 anos de união. Às margens da MG-010, cerca de 300 amigos e familiares se reuniram para missa e homenagem.

Família de raízes e história na região, os Viana são nascidos e crescidos em Angico. Iêda, de 81 anos, e Lalado, de 80, são irmãos. Os dois se casaram com os primos Tuniquinho, de 87, e Zinha, de 81. Daí, a multiplicação das famílias, com 10 filhos, 16 netos e uma bisneta – sem falar nos genros e noras agregados. Na celebração comandada por Padre Lauro Elias de Oliveira, havia Viana na assistência do altar e na retaguarda, no coro. Entre os presentes, suspiros e aplausos – por vezes repetidos – nas referências do bom pastor aos casais em bodas raras.

Filha de Tuniquinho e Iêda, Terezinha de Fátima Viana Silva, de 58, diz com emoção o exemplo na vida como ela é para os Viana. “Cresci num berço de muito amor e sofrimento, com a perda de dois irmãos muito amados. A grande lição é o companheirismo, a fé, o alicerce religioso. Minha mãe sempre diz que se não fosse a fé não seria possível superar os momentos mais difíceis”. A professora relembra com saudade os irmãos Antônio – morto em acidente automobilístico, aos 19 anos, em 1975 – e Maria da Consolação – vítima de câncer, em 2005.

Exemplo No altar, oradora, Terezinha agradece o exemplo de bons pastores na família. Destaca o amor e a fé da família, ainda mais unida na fé e no amor. A professora está casada há 34 anos e já planeja as Bodas de Coral para 2016. Padre Lauro, na pregação, ressalta que os casais homenageados, na promessa de amor e fidelidade que se renova, são exemplo para os jovens casais. “São o esteio da família na fé e na união”, pontua. Para o religioso, as bodas mais raras só são alcançadas quando há comprometimento por completo na entrega por amor.

De um lado, vestidos de branco, a parte da família de Tuniquinho e Iêda. Do outro, em cinza, os descendentes diretos de Lalado e Zinha. Em ambos os grupos, as iniciais do ilustre quarteto bordadas no peito. Valtério Aluisio Viana, de 59, é o filho mais velho de Lalado e Zinha. Dono de voz privilegiada, o cantor e funcionário público se mostra emocionado e feliz com a lição dos pais na ponta da língua: “fé e união, acima de tudo”. Bernadete, a mulher de Valtério, há 30 anos na família Viana, fala que o amor é amizade de conhecimento e cumplicidade. Bernadete destaca ainda a postura de “pais para toda a vida” dos homenageados.

Na primeira fila, enamorados, os protagonistas do domingo dão sinais do que os fazem tão especialmente diferentes. Tuniquinho arranca aplausos ao renovar os votos de fidelidade, de cor, e se antecipar ao padre. Não é diferente com a companheira Iêda, sorridente ao microfone. Ao Estado de Minas, Iêda diz que a alegria da vida a dois não tem segredo. “É a tolerância e a paciência. Quando um fica nervoso, o outro precisa ficar calmo. É o equilibrio”, ensina. Tuniquinho, orgulhoso, diz que se voltasse no tempo faria tudo de novo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)