(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arrocho na fiscalização denuncia sugadores ilegais de água na Grande BH

Após reportagem do EM sobre retiradas clandestinas, meio ambiente faz blitzes e flagra mais de 60% de irregularidades em captações do Rio Manso e Serra Azul


postado em 23/04/2015 06:00 / atualizado em 23/04/2015 07:06

Operações de fiscais nas duas principais bacias do Sistema Paraopeba começaram em março. Segundo secretaria, maior parte dos pontos vistoriados trabalha com irrigação(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press 4/3/15)
Operações de fiscais nas duas principais bacias do Sistema Paraopeba começaram em março. Segundo secretaria, maior parte dos pontos vistoriados trabalha com irrigação (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press 4/3/15)

Em plena crise hídrica, mais de 60% das captações de água fiscalizadas por agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nas bacias dos sistemas Rio Manso e Serra Azul, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão irregulares e boa parte não conseguiu se adequar à lei. Sessenta e uma captações de água foram verificadas ao longo dos rios e córregos que formam as duas represas. Dessas, 38 (62%) não tinham licenciamento para operar ou sugavam mais água do que o permitido, e foram autuadas. Rio Manso e Serra Azul são os dois maiores reservatórios do Sistema Paraopeba e, com Vargem das Flores, são responsáveis por abastecer cerca de 30% da demanda da Grande BH. As fiscalizações começaram em 2 de março, 11 dias após a reportagem do Estado de Minas ter denunciado que várias empresas e até prefeituras faziam retiradas clandestinas de água ou consumiam volume acima do outorgado.

De acordo com a Semad, as fiscalizações continuam a ser feitas. O reservatório Serra Azul é o mais frágil e acumula apenas 15,9% do volume total captável. Por esse motivo, recebeu atenção especial dos fiscais, com 36 ações em 50 pontos de retirada de água nos municípios de Mateus Leme e Igarapé, ambos na Grande BH, onde fica a maior porção da bacia hidrográfica. A assessoria de imprensa da Semad afirmou que 34 (68%) encontram-se irregulares. “Os empreendedores foram notificados, dado prazo de 20 dias para a devida regularização. Até agora, nenhum notificado apresentou regularização, sendo estes autuados”, informou.

No Rio Manso, que até ontem acumulava 52,9% de seu volume, foram fiscalizadas nove propriedades, identificadas 11 intervenções e quatro irregularidades. A secretaria sustenta que a maioria das captações tem como finalidade a irrigação de horticulturas e plantas ornamentais. O Sistema Vargem das Flores, terceiro integrante do Sistema Paraopeba, apresentava 37,8% de volume, ontem.

Já o Rio das Velhas, sistema com maior capacidade na Grande BH, no qual a captação é feita diretamente no leito, sem represamento, registrava na terça-feira vazão de 21,5 metros cúbicos por segundo (m3/s). O complexo, que sozinho abastece 60% dos consumidores da capital, sofreu queda expressiva de volume, se considerado o maior nível medido nos últimos 30 dias: 128,2m3/s, contabilizados em 24 de março.

BALANÇO Três meses depois de a Copasa vir a público e anunciar que os mananciais que abastecem a Grande BH se encontravam com o volume útil em estado crítico, e 12 dias após a decretação, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), de estado de restrição de consumo nas bacias do Sistema Paraopeba, a economia espontânea de água pelos consumidores urbanos ainda está longe do desejável. Apesar de a empresa de saneamento ter apontado necessidade de economia de 30% no consumo para evitar medidas mais drásticas de restrição, até fevereiro apenas 17,43% dos usuários conseguiram atingir esse patamar.

As chuvas na Grande BH, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram mais volumosas neste ano com relação ao ano passado. A partir de fevereiro, quando precipitações mais constantes ocorreram, até ontem, o acumulado na região metropolitana era de 264,55 milímetros, 36,5% acima dos 193,85 milímetros registrados no mesmo período do ano passado. Porém, na semana passada, a chegada da estação seca interrompeu a trajetória de ganho de volume dos reservatórios do Sistema Paraopeba, que começaram a perder água acumulada.

No período de chuvas abundantes, os três reservatórios chegaram a ganhar 9,1% pontos percentuais de volume, passando de 29,9% para 39%. Uma reserva importante, mas que não seria suficiente para atravessar o período seco mantendo atendimento mínimo a todas as outorgas existentes, de acordo com o Igam. Para se ter uma ideia, se os reservatórios mantiverem o mesmo comportamento dos últimos dois anos durante a estiagem, levaria dois meses e 21 dias para que tudo que foi ganho com as chuvas se esvaísse. Com essa estimativa, as represas voltariam ao mesmo nível de fevereiro em meados de junho.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)