(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viaduto na Avenida Portugal apresenta desnível de 2,5 centímetros e vai passar por obras

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que não há risco de colapso da estrutura


postado em 30/03/2015 19:22 / atualizado em 30/03/2015 22:20

Viaduto foi construído pelas mesmas empresas que fizeram a estrutura que desabou em 2014(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Viaduto foi construído pelas mesmas empresas que fizeram a estrutura que desabou em 2014 (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

Mais um viaduto de Belo Horizonte apresenta problemas em sua estrutura. Técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) terão que colocar aparelhos de apoio adicionais no Elevado Gil Nogueira, na Avenida Portugal, próximo a Estação do Move Pampulha. A Prefeitura informou nesta segunda-feira que há um desnível de 2,5 centímetros na porção central das vigas transversais, mas que não há risco de queda. As empresas Cowan e Consol – construíram e projetaram o  Batalhas dos Guararapes, que caiu e matou duas pessoas na Avenida Pedro I – também são responsáveis pelo elevado.



A administração municipal não informou quando que foi detectado o problema. Informou, apenas, que os técnicos vão colocar aparelhos adicionais, “de forma a garantir uma melhor distribuição dos esforços na estrutura”. O serviço vai ser realizado no próximo final de semana entre 0h de sexta-feira até a meia-noite de domingo.

O viaduto passou a ser acessado por vários usuários do transporte rápido por ônibus, pois fica sobre a Estação do Move Pampulha, um dos terminais de transferência do sistema. Passageiros já se mostram preocupados, mesmo com a informação da PBH de que não há risco de colapso da estrutura. “Na verdade, tenho certo medo de passar. Ainda mais que o Viaduto Montese teve o mesmo problema. Evitar não tem jeito porque tenho que pegar o Move aqui”, disse o técnico em química, Flávio Lustosa de Sousa, de 37 anos.

Moradores da região dizem que já notavam o problema. “A entrada dele está cedendo a cada dia. Tem um desnível que dá para sentir. Quando passam os carros, o elevado treme todo”, disse a professora Rosângela Silva, de 47.

A informação do desnível fez voltar o sentimento de medo e apreensão dos moradores da região. Em julho do ano passado, a queda do Viaduto Batalhas dos Guararapes, na Avenida Pedro I deixou duas pessoas mortas e outras 23 feridas. A via ficou fechada e levou transtornos para a região.

Oito meses depois da tragédia, ainda não há uma definição para o que será feito no local. A indefinição da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sobre a construção de uma trincheira para substituir o viaduto atrasa acordo entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as empresas – Consol e Cowan – que deverão ser responsabilizadas.

Outro elevado que também apresentou problemas foi o Montese, localizado na Pedro I. O viaduto ficou fechado de fevereiro até novembro de 2014, por causa de uma dilatação de 27 centímetros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)