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Estado de Minas

"Sentimento de dever cumprido", diz bombeiro que salvou pelo telefone criança engasgada


postado em 24/02/2015 15:50 / atualizado em 24/02/2015 20:50

Mãe da bebê levou a criança até o quartel para conhecer o soldado(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )
Mãe da bebê levou a criança até o quartel para conhecer o soldado (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )
A vida de um bebê de nove meses, residente de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, nunca mais será a mesma depois do último domingo. A criança, que se engasgou com uma tampinha da embalagem de molho de tomate, foi salva pelo soldado Rafael Francisco de Oliveira, do 3° Pelotão dos Bombeiros.

O militar trabalhava como tele-atendente da Central do 193, na manhã de domingo, quando recebeu a ligação de uma mãe desesperada. Simone Denis de Carvalho contou que a filha havia engasgado depois de engolir algum objeto que ela não sabia qual era. Segundo ela, a criança estava com dificuldade para respirar e apresentava coloração azulada, sinais típicos de obstrução respiratória.

“Fico muito feliz, afinal o trabalho dos bombeiros, mais uma vez, salvou uma vida. É muito gratificante, pois senti como se fosse meu próprio filho. Quando ouvi o choro da criança fiquei muito emocionado”, conta o soldado.

A primeira providência do soldado foi acalmar a mãe e orientá-la sobre os procedimentos deveria fazer para ajudar a filha até a chegada da viatura à residência. Nessas situações, a ação imediata dos familiares, com orientação adequada do Corpo de Bombeiros, pode salvar a vida do bebê. O procedimento repassado pelo soldado é chamado de manobra de Heimlich.

Após seguir a orientação, a mãe disse que a filha havia vomitado e expelido uma tampa de embalagem plástica. Ao mesmo tempo, a Unidade de Resgate chegou à casa da vítima, no bairro Moinhos. O Cabo Fernando César de Carvalho, o Soldado Bruno Paolo Coelho de Oliveira e o Soldado Lucas Matheus Silva constataram que a menina já recuperava os sinais vitais e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento.

Já refeita do susto, a mãe do bebê ligou para agradecer a toda a equipe pela recuperação da filha. A notícia deixou o Soldado Rafael Francisco emocionado. “É incrível poder salvar uma vida.

“Esse tipo de ocorrência não é raro. Por isso temos que estar sempre bem treinados porque a qualquer momento algo pode acontecer. A mãe da criança nos telefonou e veio até o quartel para agradecer, nunca vou me esquecer disto”, completa o soldado.

Crianças

Os acidentes com crianças são frequentes nos atendimentos do Corpo de Bombeiros. Em 2014, a corporação atendeu a 4.111 ocorrências, envolvendo crianças de 0 a 11 anos, em Minas Gerais. As causas mais comuns são os acidentes de trânsito e as quedas mas para atendimentos como o de Conselheiro Lafaiete, vítimas de uma obstrução respiratória, os bombeiros receberam 183 chamados.

A corporação reforça que a agilidade no atendimento pode salvar a vida da criança e diminuir as sequelas. A orientação para os pais ou responsáveis é que acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

O atendimento inicial pelo telefone e uma triagem feita com qualidade e atenção são de extrema importância para o sucesso de uma ocorrência. É importante orientar à população a repassar as informações corretas para um atendimento eficiente. Ao ligar para a Central 193:

- Mantenha a calma

- Procure saber a sua localização

- Responda as perguntas que o atendente fizer

- Informe o endereço correto, com pontos de referência para auxiliar a localização

- Descreva a situação: se há vítimas, estado, quantidade etc


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