(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroporto de Confins volta a ter voos cancelados na manhã deste domingo

Fim de semana foi de transtornos para quem precisou passar pelo terminal. Aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens durante quase três horas


postado em 08/02/2015 11:09 / atualizado em 08/02/2015 14:37

Longas filas se formam nos guichês de atendimento das companhias aéreas(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)
Longas filas se formam nos guichês de atendimento das companhias aéreas (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)

As chuvas registradas desde quinta-feira na Região Metropolitana de Belo Horizonte causam trantornos para quem precisa passar pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Na manhã deste domingo, a situação continua complicada. O aeroporto esteve fechado para pousos e decolagens das 7h50 às 10h35 por causa do mau tempo. No início da tarde, o aeroporto ainda é operado por instrumentos.

De acordo com a BH Airport, concessionária responsável pelo terminal, até às 12h, 52 voos foram cancelados. Outros 67 voos registram atrasos, sendo 35 de chegada à Confins e 32 de partida do aeroporto. Ainda segundo a concessionária, 17 voos precisaram ser alterados para outros aeroportos.

A situação no saguão do terminal é complicada e longas filas se formam nos guichês de atendimento das companhias aéreas. No entanto, não houve confusões.

Os passageiros também tiveram problemas para viajar na sexta-feira e no sábado quando o aeroporto também chegou a ser fechado por causa do mau tempo. No sábado houve bate-boca entre funcionários e passageiros que reclamaram da prestação de serviços.


Problemas desde dezembro

Contatada pela reportagem do Estado de Minas em dezembro, a concessionária confirmou a ausência do ILS, devido a obras de ampliação da pista de pousos e decolagens. O comunicado, contudo, não definiu uma data para a reinstalação do equipamento.

Pilotos contatados pelo EM à época informara terem sido notificados do desligamento do equipamento no período de 8 de dezembro de 2014 a 4 de março de 2015.

Leia na íntegra a nota da concessionária, enviada ao EM em 14/12/2014:

"O aeroporto alternou momentos de baixa visibilidade neste domingo, especialmente no período da manhã, que impactou algumas operações, ajustadas durante o dia pelas companhias aéreas.

O ILS (Instrument Landing System) – sistema de pouso por instrumento – é um dos equipamentos de auxílio à aeronavegação. Ele é utilizado em situações de baixa visibilidade. Outros equipamentos que compõem o sistema estão ativos e garantem a segurança de pousos e decolagens.

O ILS está desativado devido a obras de ampliação da pista de pousos e decolagens, conforme programação feita junto às companhias aéreas e à comunidade aeronáutica via NOTAM (Notice to Airmen).

As obras, sob controle da Infraero, exigiram a realocação do aparelho. Os trabalhos de reinstalação já tiveram início e estão a cargo também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A BH Airport acompanha os trabalhos junto à Infraero para que o ILS retorne a operar o mais rapidamente possível."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)