(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itaverava decreta situação de emergência por causa da chuva

O temporal na cidade, localizada na Região Central de Minas Gerais, causou alagamentos na cidade. O córrego que corta a cidade transbordou e atingiu pelo menos 70 casas


postado em 02/02/2015 16:43 / atualizado em 02/02/2015 17:16

Minas Gerais sofre com a crise hídrica causada pelo longo período de estiagem. Mesmo assim, alguns municípios vivem a situação contrária. A chuva registrada em Itaverava, na Região Central de Minas Gerais, no último fim de semana, causou alagamentos na cidade. O córrego que corta a cidade transbordou e atingiu pelo menos 70 casas. O prefeito do município Antônio Nicolau de Carvalho, decretou, nesta segunda-feira, situação de emergência por causa dos estragos.

O temporal atingiu a cidade na noite de sábado e madrugada de domingo. Bastaram apenas três horas para o córrego que corta o município encher e transbordar. A água chegou a atingir 1,5 metros em algumas regiões, conforme o Corpo de Bombeiros. Militares do batalhão de Conselheiro Lafaiete usaram barcos para chegar até às vítimas, que ficaram ilhadas.

A água atingiu pelo menos setenta residências. Das famílias que ficaram desalojadas, uma continua fora de casa. Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) deslocou para a cidade para dar apoios as vítimas das enchentes.

O decreto de emergência vai, agora, ser entregue à Defesa Civil para análise. Caso seja aceito, a cidade vai poder agilizar recursos e tomar medidas sem precisar de licitação. Desde o início da temporada chuvosa 2014/2015 em Minas Gerais, quatro municípios, além de Itaverava, decretaram situação de emergência por causa de temporais. São elas: Carangola, Rio Piracicaba, Sabará e Franciscópolis.

De acordo com a Defesa Civil, três pessoa morreram devido a chuva nesta temporada. O estado teve 2.955 desalojados e outros 40 desabrigados. Os temporais causaram danos em 355 casas e destruíram totalmente sete.

Seca

Em comparação com anos anteriores, o número de estragos provocados pela chuva em Minas Gerais está muito abaixo da média. A situação é explicada pelo grande período de estiagem no Estado que sofre com a crise hídrica. Conforme a Defesa Civil, 121 municípios decretaram situação de emergência por causa da seca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)