(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Queda de muro de arrimo interdita casas em Sabará

Duas famílias tiveram que deixar os imóveis por conta do risco de desabamento. Equipes da Defesa Civil da cidade estão mobilizadas desde o início da manhã no atendimento de outras ocorrências causadas pela chuva


postado em 14/12/2014 14:53 / atualizado em 14/12/2014 15:17

Lama e pedaços de concreto destruíram o Fusca de uma das famílias(foto: Defesa Civil de Sabará/Divulgação)
Lama e pedaços de concreto destruíram o Fusca de uma das famílias (foto: Defesa Civil de Sabará/Divulgação)


A chuva que atinge a Região Metropolitana de Belo Horizonte no fim de semana vem causando transtornos e prejuízos em Sabará. Na madrugada deste domingo, duas famílias foram surpreendidas pelo desabamento de parte de um muro de arrimo. O caso aconteceu na Rua Inácio Dias, Bairro Borba Gato.

O restante do muro deve ser demolido, segundo a Defesa Civil(foto: Defesa Civil de Sabará/Divulgação)
O restante do muro deve ser demolido, segundo a Defesa Civil (foto: Defesa Civil de Sabará/Divulgação)
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, tenente Marcelo Oscar de Queiroz, a equipe foi acionada por volta das 7h, algumas horas depois do incidente. O muro tem 20 metros de comprimento por seis de altura. A parte que cedeu atingiu um Fusca, que ficou completamente destruído. A queda comprometeu a casa de cima, que tem dois pavimentos, e a de baixo, onde o carro estava estacionado.

Conforme o tenente, as oito pessoas que vivem nos dois imóveis tiveram que deixar os locais e foram para casas de parentes. “Nós fizemos o isolamento, até por causa do período de chuva, e aconselhei que não mexessem em nada, pois ele está prestes a cair”, explica o tenente Queiroz, descartando a possibilidade que alguma intervenção seja feita no local neste momento, pois poderia colocar as equipes em risco. “Se não cair esta noite, nós vamos ter que demolir, mas quando o tempo estiver mais seco”.

Além da chuva, problemas na estrutura podem ter contribuído para a queda. “É uma construção totalmente fora do padrão. Não é um muro apropriado parar arrimo e colocaram terra atrás dele”, esclarece o tenente Queiroz. Após a demolição do muro, a equipe de engenharia local será acionada para retirar a terra e avaliar que tipo de obra será realizada.

Os moradores de Sabará podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 3672-7722. O atendimento é 24 horas.

OUTRAS OCORRÊNCIAS Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sabará, até o início desta tarde, o órgão já havia atendido 22 ocorrências, entre orientação a moradores de áreas de risco, vistorias em imóveis e outros desabamentos parciais de muros. No Bairro Fátima, houve o escorregamento de um talude (contenção inclinada feita em um terreno) com muita terra. Uma equipe também foi encaminhada ao Bairro General Carneiro para vistoriar uma casa com risco de desabamento. Também foi solicitada a interdição de uma casa no Bairro Rosário I. No local, a chuva aumentou uma cratera aberta na Rua Luiz de Camões.

Ibirité

Na tarde deste domingo, um barranco atingiu uma casa e derrubou um muro na Rua Diniz, Bairro Vila Ideal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um botijão de gás precisou ser retirado do local diante do risco de explosão. O morador foi orientado a acionar a Defesa Civil.

Ver galeria . 7 Fotos Parte de muro de 20 metros e comprimento caiu e atingiu um carro na Rua Inácio Dias, Bairro Borba Gato. Duas famílias tiveram que deixar suas casas por causa do risco de desabamentoDefesa Civil de Sabará/Divulgação
Parte de muro de 20 metros e comprimento caiu e atingiu um carro na Rua Inácio Dias, Bairro Borba Gato. Duas famílias tiveram que deixar suas casas por causa do risco de desabamento (foto: Defesa Civil de Sabará/Divulgação )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)