(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva ainda é insuficiente para aplacar a seca do Rio São Francisco

Mesmo com registros acima da média histórica em algumas cidades, o volume não será suficiente para resolver a questão da seca


postado em 01/12/2014 06:00 / atualizado em 01/12/2014 07:57

Choveu muito em novembro, mas volume de precipitação não vai resolver problema da seca em Minas(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Choveu muito em novembro, mas volume de precipitação não vai resolver problema da seca em Minas (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


As chuvas em Minas não serão suficientes para recuperar os reservatórios e aplacar a seca na nascente do São Francisco. A previsão é do meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo, com base nas precipitações em novembro e no período chuvoso que se estende até abril. “Serão necessárias de duas a três estações chuvosas para recuperar o nível”, afirma. Embora a água tenha voltado a brotar da nascente do São Francisco, a previsão é de que, no próximo ano, a seca venha ainda mais cedo. Depois de períodos prolongados de estiagem, a chuva chegou a todas as regiões do estado. No entanto, mesmo com registros acima da média histórica em algumas cidades, o volume não será suficiente para resolver a questão da seca.


Em novembro choveu 230mm na Grande Belo Horizonte, volume superior ao esperado para o período. O Sul de Minas ficou aquém do esperado, com médias entre 80 e 120mm. “Está cerca de 40% abaixo da média esperada”, informou Ruibran. O volume não foi o esperado nos vales do Mucuri e do Jequitinhonha. O Triângulo Mineiro ficou na média, registrando 280mm no mês. Na Região Central e Oeste, foi superado o esperado, com 300mm. Para primeira quinzena de dezembro, a previsão é de pouca chuva. As pancadas deverão ocorrer depois do dia 20, com previsão de superar a média histórica para o mês em 30%. “Teremos um Natal e Ano Novo chuvosos”, diz Ruibran.


Apesar do domingo chuvoso em Belo Horizonte, as temperaturas devem permanecer em alta no decorrer da semana, sem chuva pelo menos até quinta-feira. Isso porque a frente fria sobre as regiões Central, Sul, Oeste e Zona da Mata parou de atuar. Com isso, a tendência para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado, com máximas que podem chegar a 31 graus centígrados. Na quinta, uma nova frente fria chega a Minas e a previsão é de chuva fraca a moderada e nova baixa nos termômetros, de acordo com o meteorologista.

Alerta Ontem, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil chegou a emitir alerta de pancadas de chuva em Belo Horizonte, com áreas de instabilidade provocando chuva em diversos pontos da capital. A expectativa era de que até a manhã de hoje, o volume de água acumulado chegasse a 30mm. A temperatura máxima ontem chegou a 22 graus e a mínima, 19 graus.


Com a chuva constante e os ventos fortes na Região Metropolitana de Belo Horizonte – em torno de 50km/h –, aumentou o risco de queda de árvores. No fim da manhã de ontem, militares do Corpo de Bombeiros foram chamados para cortar uma árvore caída sobre o telhado de uma casa na Rua Cristal, no Bairro Nascente, em Ibirité. No sábado, pelo menos 12 árvores caíram na capital.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)