(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Situação de carroceiros de BH volta a ser discutida na Câmara de Vereadores

Carroceiros são contra projetos de lei que substituem os veículos puxados por animais por carros de tração mecânica


postado em 26/11/2014 17:01 / atualizado em 26/11/2014 17:06

Carroceiros fizeram protesto em outubro contra a substituição dos animais(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Carroceiros fizeram protesto em outubro contra a substituição dos animais (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A situação dos profissionais que usam animais para transportar materiais pelas ruas e avenidas de Belo Horizonte será novamente discutida pela Câmara de Vereadores. Uma audiência pública está marcada para às 19h desta quinta-feira, no Plénário Amynthas de Barros. O principal imbróglio é a substituição dos cavalos e bois por veículos de tração mecânica.

O caso já foi discutido em outubro deste ano pelos vereadores. Na época, aproximadamente 100 pessoas fizeram um protesto pelas ruas e avenidas da capital mineira. O trânsito ficou congestionado por causa do ato.

Os carroceiros são contra dois projetos de lei que tramitam na Câmara de autoria do vereador Adriano Ventura. Uma das matérias, número 832/2013, cria o programa BH de Bem com os Animais. Ele visa reduzir, gradativamente, o número de veículos com tração animal na capital mineira.

Caso seja aprovado, o projeto estabelece um prazo de oito anos para que a prefeitura, definitivamente, a circulação do veículo de tração animal na cidade. A administração pública também terá que criar empregos para os carroceiros, por meio de políticas públicas que forem cadastrados.

O outro projeto, número 900/2013, autoriza a prefeitura elaborar projetos e parcerias para a implantação de um veículo de tração motorizada para substituir os de tração animal. As duas matérias seguem tramitando na Câmara de vereadores e ainda não têm data para entrar em votação.

Devem participar do encontro representantes das secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente, Saúde e Políticas Sociais; Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Projeto Carroceiro; Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel); Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais; Delegacia de Proteção Animal de Minas Gerais; Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente; Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais; Ouvidoria-Geral do Estado; Movimento Nossa BH - GT Defesa Animal; Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil; e Associação dos Carroceiros e Charreteiros das Regiões Norte, Venda Nova e Pampulha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)