(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aulas da rede estadual de Oliveira e Formiga voltam depois do período de estiagem

Professores planejam o calendário para repor o tempo em que as atividades ficaram suspensas


postado em 28/10/2014 20:01 / atualizado em 28/10/2014 20:25

Professores das escolas estaduais de Formiga e Oliveira, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, já começam a programar o plano de ensino para compensar o tempo em que as aulas ficaram suspensas. As atividades foram interrompidas em função da falta de água, mas já foram normalizadas desde a última segunda-feira graças as chuvas dos últimos dias.

Em Oliveira, os mais de 4.500 estudantes da rede estadual estavam sem aula desde o dia 3 de outubro. A Secretaria de Estado e Educação informou que o calendário de reposição já foi aprovado pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, responsável pelas escolas desse município, que prevê dias letivos aos sábados e durante o mês de dezembro.

Já em Formiga, as aulas ficaram suspensas por uma semana. Os diretores das nove escolas estaduais do município, que atendem cerca de 6.500 alunos, devem se reunir nos próximos dias para definirem o planejamento de reposição dos dias letivos perdidos. O calendário será avaliado pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, responsável pelo município.

O presidente da Copasa, Ricardo Simões, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, garantiu que Belo Horizonte e municípios da região Metropolitana não correm risco de racionamento de água. De acordo com ele, os sistemas da bacia do Rio das Velhas e do Paraopeba, que atendem as cidades, continuam funcionando na capacidade máxima. A medida foi tomada pela Companhia por causa do longo período de estiagem.

Nos últimos dias, a chuva que caiu na região metropolitana trouxe alívio para alguns mananciais que fazem o abastecimento, como o Rio das Velhas. Porém, outros rios seguem abaixo da média. As barragens do sistema Paraopeba continuam 30% abaixo do volume esperado para o período. Conforme a Copasa, a recuperação das represas de Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores, que fazem parte do sistema, é mais demorada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)