(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva começa a recuperar a vegetação da Serra da Canastra

Áreas atingidas por incêndios nos últimos meses voltam a ganhar vida com a chegada das águas. Expectativa é de que a nascente histórica do Rio São Francisco também se recupere


postado em 27/10/2014 09:04 / atualizado em 27/10/2014 11:27

Em setembro, o EM esteve no local e mostrou a situação da nascente do Velho Chico(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 24/09/2014)
Em setembro, o EM esteve no local e mostrou a situação da nascente do Velho Chico (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 24/09/2014)


Após meses de seca, que chegou a prejudicar a nascente histórica do Rio São Francisco, a chuva voltou a trazer vida ao Parque Nacional da Serra da Canastra, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.

As chuvas voltaram à região na sexta-feira. “Realmente, o parque melhorou muito, está se regenerando. A fonte de alimento para a fauna já está restabelecida. Essas chuvas foram muito boas”, explica o chefe substituto do parque, Vicente de Paulo Faria.

Segundo ele, na sexta-feira houve chuva constante na região, assim como na madrugada de sábado para domingo. A quantidade de precipitação ainda não foi mensurada. O tempo segue nublado nesta segunda-feira na região.

A seca que atingiu a região, considerada a pior dos últimos 30 anos, contribuiu para o surgimento de vários incêndios na reserva ambiental. Segundo Faria, o fogo consumiu 85 mil hectares de vegetação. Uma das áreas atingidas fica no entorno da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas. Em setembro, veio a confirmação, por meio da chefia do parque, de que a nascente havia secado.

O chefe substituto acredita que a chuva do fim de semana não deve ter sido suficiente para reparar a situação. “A nascente que está no extremo da bacia (do Rio São Francisco) secou, mas ainda não deve ter restabelecido”, diz Vicente de Paulo Faria. Ele afirma que a expectativa é de que a situação melhore com o avançar do período chuvoso.

Vídeo de setembro mostra a seca na nascente do São Francisco



Chuvas em Minas

Nesse domingo, choveu na maior parte do estado, segundo o o meteorologista Daian Diniz de Carvalho, do Instituto Puc Minas Tempo Clima.O maior registro de preciptação foi em Caratinga, Região do Vale do Rio Doce, com um pouco mais de 80 milímetros. Em Belo Horionte e Região Metropolitana a intensidade foi fraca durante todo o domingo.

De acordo com o Tempo Clima, a tendência é que na terça-feira o tempo volte a abrir, com elevação da temperatura. “Hoje, segunda-feira, ainda pode chover durante o dia em BH, mas amanhã terá uma ligeira abertura. A partir de quarta-feira o tempo volta a ficar instável, com possbilidade de chuva”, comenta Diniz.

A mínina, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, foi de 17 graus e a máxima está prevista para 22 graus, na parte da tarde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)