(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barraqueiros do Mineirão ocupam prédio da Regional Pampulha em protesto

Comerciantes que vendiam alimentos e produtos esportivos reclamam que foram retirados do entorno do estádio em 2010 e ainda não foram autorizados a voltar


postado em 02/10/2014 11:26 / atualizado em 02/10/2014 17:15

Segundo o grupo, vendedores trabalhavam no entorno do estádio desde os anos 60(foto: Rafael Bittencourt/Brigadas Populares)
Segundo o grupo, vendedores trabalhavam no entorno do estádio desde os anos 60 (foto: Rafael Bittencourt/Brigadas Populares)


O prédio da Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte foi ocupado por manifestantes na manhã desta quinta-feira. Eles são comerciantes que vendiam alimentos no entorno do Estádio Mineirão antes da reforma para a Copa de 2014. Os vendedores tiveram que deixar o local em 2010, quando começaram as obras.

Pelo menos 150 pessoas trabalhavam na região vendendo comida, bebidas e produtos esportivos desde a década de 60. Em nota, assinada pela Associação de Barraqueiros da Área Externa do Mineirão (Abaem), Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac) e as Brigadas Populares, o grupo reclama que os comerciantes se mobilizaram para reivindicar o retorno ao local, além da garantia de trabalhar em feiras temporárias e medidas de compensação, mas não obtiveram resposta do poder público.

Os primeiros manifestantes chegaram ao prédio por volta das 9h. Eles protestam com faixas e cartazes. Alguns levaram roupas e colchões.

Às 10h30, o secretário da Regional Pampulha recebeu uma comissão de manifestantes para discutir a situação do grupo. Segundo Rafael Bittencourt, das Brigadas Populares, ao final do encontro foi marcada uma nova reunião, que deve acontecer na tarde do dia 9 de outubro na sede da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS). Devem participar da discussão representantes da PBH, do Ministério Público e outros órgãos envolvidos no licenciamento dos vendedores. Com a decisão, os manifestantes deixaram o prédio.

A Regional Pampulha informou que será agendada para a próxima semana uma reunião com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, do Ministério Público e dos barraqueiros para buscar a melhor solução para estes trabalhadores.

Manifestantes se reúnem na regional nesta manhã(foto: Rafael Bittencourt/Brigadas Populares)
Manifestantes se reúnem na regional nesta manhã (foto: Rafael Bittencourt/Brigadas Populares)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)