(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha Outubro Rosa é lançada em Minas

Nos últimos dois anos, foram realizadas mais de 162 mil mamografias em Minas e identificados 784 pacientes com suspeita de câncer de mama


postado em 30/09/2014 17:14 / atualizado em 30/09/2014 19:46

Campanha deste ano contará com dez caminhões rodando pelo Estado(foto: Marcos Vieira/EM/D.A. Press)
Campanha deste ano contará com dez caminhões rodando pelo Estado (foto: Marcos Vieira/EM/D.A. Press)
A Praça e o Palácio da Liberdade, o Pirulito da Praça Sete e a Praça da Estação. Estes são alguns dos cartões postais mais famosos de Belo Horizonte que já foram iluminados para a Campanha Outubro Rosa. A partir de amanhã a iniciativa acontece em todo o Estado, iluminando prédios públicos, privados, espaços significativos e monumentos para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama.

A grafiteira Maria Raquel Bolinho é uma das madrinhas da campanha Outubro Rosa(foto: Carolina Cotta/EM/D.A. Press)
A grafiteira Maria Raquel Bolinho é uma das madrinhas da campanha Outubro Rosa (foto: Carolina Cotta/EM/D.A. Press)
Neste ano, além do Palácio da Liberdade, a Cidade Administrativa será iluminada de rosa. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a rodoviária de Belo Horizonte receberá duas ações da campanha, de 9h às 17h. O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama e foi trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008.

Segundo Clovis Vilanova, diretor responsável pelas unidades móveis, já foram realizados de outubro de 2012 até agosto de 2014, 162.394 mamografias em Minas e identificados 784 pacientes com suspeita de câncer de mama. O secretário estadual de saúde José Geraldo de Oliveira Prado assinou uma liberação de verba extra de R$ 2,5 milhões para a realização de ultrassom no caso da necessidade de complementar diagnósticos.

A campanha deste ano contará com dez caminhões rodando pelo Estado. Cada unidade tem um mamógrafo que podem fazer 50 exames por dia e o resultado, pronto em 20 dias, é encaminhado para a secretaria de saúde de cada cidade. Os veículos ficam em cada município por algumas semanas ou, até mesmo, meses. Duas técnicas em radiologia e um apoio administrativo trabalham em cada unidade. Após a coleta de dados, as imagens são enviadas pelo correio para avaliação de um radiologista.

Selma Maria de Souza, de 45 anos, doméstica e moradora de Itauna descobriu uma lesão na mama em um caminhão equipado com Mamógrafo que passou pela cidade. A lesão era benígna, ela operou e, a partir de agora, precisa fazer o exame anualmente.

Novidade
(foto: Carolina Cotta/EM/D.A. Press)
(foto: Carolina Cotta/EM/D.A. Press)

Para ajudar na divulgação da campanha, uma empresa parceira da Secretaria de Estado de Saúde vai colocar um carro especial para rodar em vários pontos da capital durante o Outubro Rosa. As pessoas vão poder fazer "selfies" com a limousine e ajudar a lembrar a população da importância do combate ao câncer de mama.

Saiba mais sobre a doença

É o câncer que mais mata no Brasil e o segundo tipo mais frequente no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 4% das mulheres sabem que existem diferentes tipos de câncer de mama e que existem tratamentos específicos para cada um deles.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)