(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP fará apuração paralela do rompimento de barragem em Itabirito

Três promotores estão na mineradora Herculano na manhã desta quinta-feira para colher informações, principalmente por causa dos problemas ambientais causados pela avalanche de lama


11/09/2014 12:12 - atualizado 11/09/2014 14:35

Área de buscas dentro da mina na empresa Herculano, em Itabirito (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Área de buscas dentro da mina na empresa Herculano, em Itabirito (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

O Ministério Público de Minas Gerais enviou três promotores ao mineradora Herculano na manhã desta quinta-feira em Itabirito, na Região Central de Minas. A promotoria vai fazer uma apuração paralela do rompimento de barragem de rejeitos na mina, principalmente por causa dos problemas ambientais causados pela avalanche de lama. A dimensão danos ainda está sendo contabilizada.


Enquanto os promotores chegaram à empresas, as buscas pelo corpo do operador do operador de restroescavadeira Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, desaparecido desde o deslizamento de ontem. Cães e Militares do Grupo de Busca e Salvamento com Cães do 8º Batalhão de Bombeiros Militar ajudam nos trabalhos. A família do trabalhador acompanha os trabalhos.

Peritos da Polícia Civil de Minas Gerais especialistas em barragens começaram nesta quinta-feira a apuração para identificar as causas do acidente na barragem de contenção B1 da Mina Retiro do Sapecado. A barragem que se rompeu é uma das quatro contenções existentes da área da Mineração Herculano. A onda formada pelos rejeitos deixou ainda um operário ferido, dois mortos e o desaparecido.

Dois trabalhadores conseguiram escapar e relataram a socorristas momentos de pânico. Muitos tentaram salvar os colegas usando as próprias mãos para escavar, sem sucesso. O acidente ocorreu por volta das 7h30 quando, segundo o Corpo de Bombeiros, equipes trabalhavam na manutenção da barragem. O resgate – considerado de alto risco, por causa da instabilidade do terreno – durou cerca de 11 horas até ser suspenso, na noite de quarta-feira.

Dois corpos foram retirados da lama. O topógrafo Reinaldo da Costa Melo, de 68 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, fazia medições próximo à barragem quando foi atingido. Ele foi achado morto, sobre a lama. Cristiano Fernandes da Silva, de 32, que dirigia um caminhão, foi encontrado sem vida na cabine do veículo parcialmente soterrado. Adilson, que operava a retroescavadeira ainda é procurado. O sepultamento de Reinaldo será às 16h no Cemitério Colina, em BH. Cristiano também será enterrado nesta quarta na cidade de Belo Vale, região central.

Assista imagens das buscas



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)