(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil inicia investigação para apurar causas de deslizamento em mina de Itabirito

Tragédia deixou duas pessoas mortas nesta quarta-feira. Delegada responsável pelo caso chegou na empresa por volta das 14h e não deu declarações


postado em 10/09/2014 14:45 / atualizado em 10/09/2014 20:41

Caminhões e carros foram totalmente soterrados durante o deslizamento(foto: Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
Caminhões e carros foram totalmente soterrados durante o deslizamento (foto: Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Os trabalhos de apuração sobre as causas do deslizamento de terra em uma mina da empresa Herculano, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, já começaram na tarde desta quarta-feira. A delegada Mellina Isabel Silva Clemente, da delegacia da cidade, chegou no local do acidente por volta das 14h acompanhada de investigadores. Eles sobrevoaram a região com o helicóptero da polícia, fizeram algumas fotos e vão instaurar inquérito. A tragédia deixou duas pessoas mortas e outra desaparecida.

Dois policiais chegaram junto com Mellina e em seguida outros dois carros da Polícia Civil, um deles descaracterizado, com outros três agentes, também entraram no local. Dois helicópteros da corporação auxiliam nas buscas desde a manhã desta quarta-feira. "A Polícia Civil já começou os trabalhos de investigação. Um inquérito foi aberto nesta quarta-feira e os peritos visitaram a empresa. “A investigação ainda está no início. Peritos fizeram sobrevoo na tentativa de tentar identificar as causas do acidente. Uma equipe especializada em barragens vem para o local amanhã (quinta-feira) para dar continuidade ao trabalho pericial”, comentou a delegada Mellina Isabel Silva Clemente, da delegacia da cidade.

Homens do Corpo de Bombeiros e da empresa trabalham nas buscas de um homem que segue desaparecido. Segundo o tenente Júlio César Teixeira de Oliveira do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que participa do resgate, o trabalho na área é complicado e a situação do acidente muito grave. Conforme o militar, há risco até para os bombeiros por causa da instabilidade da área e possibilidade de nova movimentação de massa.

Os bombeiros já retiraram o corpo de duas vítimas, um topógrafo e o motorista de um caminhão. O carro de uma funerária da cidade já foi deslocado para a empresa para fazer a remoção dos cadávere. O outro desaparecido é operador de máquinas. O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Marcos Generoso, confirmou a morte dos três funcionários.

Um posto de comando dos bombeiros foi montado ao lado do refeitório onde estão concentrados os recursos usados no trabalho. De lá partem os bombeiros que estão atuando na busca pelas vítimas. Os militares se deslocam por terra e em aeronaves. Conforme o tenente Júlio César, o local está perigoso porque tem lama contendo sílica e areia, subprodutos da produção mineral.

Helicópteros da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros auxiliam nas buscas(foto: Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
Helicópteros da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros auxiliam nas buscas (foto: Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta de 7h50 houve o rompimento de uma barragem desativada que contém o resto de lavagem de minério. Funcionários faziam manutenção nessa barragem, quando aconteceu o acidente. Uma grande quantidade de rejeitos (lama com água) desceu atingindo veículos e operários em terra. Conforme os militares, ficaram soterrados um caminhão com o motorista, uma escavadeira com o operador e um Fiat Uno com o condutor.

Sem água

O gestor do condomínio Villabella, que fica ao lado da mineradora, informou que o volume de água e barro atingiu uma estação de captação de água às margens do Rio Silva. Segundo Ladislau de Oliveira, a estação atende a cerca de 300 casas que estão sem água nesta quarta-feira. Um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Militar, relatando os estragos deixados pela avalanche de lama. O gestor garantiu que a estação é regular e de conhecimento da mineradora Herculano.

Órgãos envolvidos

De acordo com a prefeitura de Itabirito, todos os documentos da Herculano estão regulares. A Secretaria de Meio Ambiente está dando apoio nas apurações do acidente, mas ainda não tem como mensurar danos ambientais. Estão envolvidos nos trabalhos dentro da mina o Corpo de Bombeiros (Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte), Guarda Florestal, Polícia Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Departamento Nacional de Produtos Mineiras e uma equipe geotécnica da Vale – que está prestando apoio. Segundo a prefeitura, a Herculano deve se pronunciar somente no fim da tarde.

(foto: Soraia Piva/Arte)
(foto: Soraia Piva/Arte)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)