(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vendaval na Grande BH foi o pior dos últimos 100 anos, constatam meteorologistas

Ventos na madrugada dessa quarta alcançaram 113km/h. Rajadas derrubaram árvores e causaram transtornos em vários bairros


postado em 04/09/2014 06:00 / atualizado em 04/09/2014 07:06

Na Rua Buenos Aires, no Sion, uma grande árvore caiu com a força da ventania(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
Na Rua Buenos Aires, no Sion, uma grande árvore caiu com a força da ventania (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )

A Região Metropolitana de Belo Horizonte acordou nessa quarta-feira mais cedo, por volta das 4h30 da madrugada, com a chegada de um vendaval de até 113km/h, o maior dos últimos 100 anos, segundo os meteorologistas. No último andar de um edifício da Rua José Tavares Filho, em Ibirité, que foi destelhado pela força dos ventos, os moradores tiveram a nítida sensação de estar no olho de um furacão.

“A gente estava dormindo. De repente, deu um vento forte e levou tudo. Só escutei o barulho das telhas subindo pelos ares, levando junto o isopor do teto. As paredes, muito finas, caíram em cima dos móveis. A construção não é boa”, revela o soldador Michael Douglas dos Santos, de 23 anos. Ele e a mãe, com medo, tentavam ontem alugar imóvel às pressas, depois de perder duas camas, guarda-roupa e a TV.

A vizinha da casa ao lado, a promotora de vendas Ivonete Ferreira dos Santos, confessa ter ficado temerosa no momento da ventania. “Nunca vi um vento igual. Acordei com as janelas batendo. Levantei para fechar e vi telhas voando, roupas e até tampa de caixa d’água”, disse ela, que chamou o irmão e correu com ele para a sala. Duas janelas de vidro se quebraram.

Embora seja um fenômeno meteorológico totalmente diverso, a velocidade alcançada ontem pelos ventos, de 113km/h, é comparável aos 118 km/h registrados no interior de um ciclone tropical. “Foi parecido com um furacão, apesar de não ter forma de espiral e nem ter se formado no mar”, compara Ruibran dos Reis, meteorologista do Climatempo. A última tempestade de vento ocorreu em 9 de junho de 2011, com ventos que atingiram 80 km/h na Região do Triângulo Mineiro e 87 km/h na capital.

A ventania derrubou 14 árvores e provocou queda de energia nos bairros Céu Azul, Bandeirantes e Jardim da Glória, em Belo Horizonte, além do Bairro Novo Eldorado, em Contagem, e nos municípios de Igarapé e Ribeirão das Neves. Segundo a Cemig, a rede foi restabelecida ainda ontem na maior parte dos pontos.

INSTABILIDADE De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia da PUC Minas Tempo Clima, o fenômeno da ventania pode ocorrer com maior frequência nessa época de transição do inverno para a primavera. Uma instabilidade formada ontem em São Paulo, passou pelo Triângulo Mineiro e Sudoeste de Minas até chegar à Região Central do estado. Cerca de uma hora antes do evento, houve uma queda de 3 graus na temperatura. Essa amplitude térmica, associada ao forte calor dos últimos dias, favorece a intensidade dos ventos. De acordo com a meteorologia, deve chover hoje, mas não há previsão de chuvas para amanhã. Uma massa de ar frio deve chegar e fazer a temperatura cair no sábado e domingo em Belo Horizonte. (Colaborou Luana Cruz)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)