(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH registra o dia mais quente do inverno com 33,1ºC

A umidade relativa do ar ficou em 18%, o que representa estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Previsão é de chuva para os próximos dias


postado em 02/09/2014 17:50 / atualizado em 02/09/2014 18:11

Os dias quentes são provocados por uma massa de ar seco que está atuando na Região Sudeste(foto: Marcos Michelin/EM/D.A.Press)
Os dias quentes são provocados por uma massa de ar seco que está atuando na Região Sudeste (foto: Marcos Michelin/EM/D.A.Press)

As altas temperaturas comuns no final do inverno pegou os belo-horizontinos de surpresa nesta terça-feira. Os termômetros da capital mineira marcaram 33,1ºC, o índice mais alto da estação neste ano. A umidade relativa do ar ficou em 18%, o que representa estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos próximos dias há previsão de chuva o que deve aliviar o tempo seco em BH.

Os dias quentes são provocados por uma massa de ar seco que está atuando na Região Sudeste. “No finalzinho do inverno é normal esta situação de dias quentes. A estação começa com dias frios e termina com calor na mudança para a primavera. Hoje, tivemos picos de temperatura em quase todo o estado”, explicou Cleber Sousa, do 5º distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros na capital mineira chegaram a marcar 33,1ºC. Araçuaí, na Região do Jequitinhonha, foi a cidade que registrou a maior temperatura, 39,5ºC.

A umidade relativa do ar também causou preocupação. O índice chegou a 18%, considerado estado de alerta. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) que quando a taxa é inferior a 30% já é considerado ruim para a saúde. Abaixo de 12% é considerado estado de emergência.

O tempo seco deve dar uma trégua nos próximos dias. “Uma frente fria está atuando no Sul do país e está se aproximando da região sudeste. Ela vai empurrar uma massa de ar quente que vai proporcionar chuvas. As precipitações devem ser fortes principalmente nas áreas próximas do oceano, como a Sul, Zona da Mata e Leste de Minas Gerais”, comentou o meteorologista. Não está descartada a queda de granizo.

Fim da temporada de seca

Na primavera e no verão, poderemos ter uma mudança no tempo em relação ao ano passado, que foi bastante seco. “Estamos com uma fraca atuação do fenômeno el niño. Então teremos dias mais quentes e com maior nível de chuva. Foi um verão atípico na última estação, e nesta podemos esperar uma situação totalmente diferente”, comentou Sousa.

Segundo o meteorologista, setembro continuará com a atuação de dias secos. Porém, em outubro já começa a incidência de fortes temporais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)