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Estado de Minas

Conclusão da 1ª fase do Move coloca mais ônibus nas ruas e deve aliviar trânsito em BH

Última etapa da primeira fase começa no sábado com modificações em sete linhas. BHTrans espera transportar 400 mil passageiros por dia


postado em 14/08/2014 06:00 / atualizado em 14/08/2014 06:47

Contraste na Antônio Carlos entre a pista exclusiva e a mista pode acabar com ampliação do Move a partir de sábado(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
Contraste na Antônio Carlos entre a pista exclusiva e a mista pode acabar com ampliação do Move a partir de sábado (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

Começará no sábado – com modificações em sete linhas e criação de um itinerário – a nova fase que encerra a primeira etapa de operação do BRT/Move em Belo Horizonte, conforme o EM antecipou na última sexta-feira. Dessa forma, a BHTrans espera transportar diariamente cerca de 440 mil passageiros. Outros 100 mil já estão sendo atendidos pelo sistema metropolitano, num total de 540 mil nos corredores Antônio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado. São 450 novos veículos automáticos e com ar-condicionado, incluindo 200 articulados, em circulação, enquanto 600 ônibus convencionais serão retirados dos corredores exclusivos e da área central da capital. Com a redução, a expectativa é de que o trânsito seja desafogado nas pistas mistas, pondo fim ao “purgatório” diário nas vias, argumento usado pelo próprio presidente da empresa, Ramon Victor Cesar. “É a passagem no purgatório para chegar ao paraíso”, afirmou ele, no dia da inauguração do novo sistema, em 8 de março.

Na época, os coletivos que rodavam na busway foram transferidos para a pista lateral, que ficou mais congestionada. “Essa mudança significou mais tempo gasto no trânsito. Se a promessa era de melhoria, a situação ficou pior”, afirma a empresária Ludmila Orlandi, que diariamente dirige na Avenida Cristiano Machado e com frequência acessa a Antônio Carlos. Mas, segundo Ramon Cesar, o cenário futuro é positivo: “Já a partir de segunda-feira, será visível um descongestionamento das pistas de tráfego misto desses dois corredores”.

Na Antônio Carlos, a nova etapa implicará redução de 81% no número de coletivos entre outros veículos no horário de pico, no trecho entre a Avenida Portugal e o Anel Rodoviário (de 74 para 14). Já entre o Anel e a Lagoinha, a diminuição será de 39,6% (129 para 78). A melhoria no trânsito dos carros pequenos também será sentida na Cristiano Machado, conforme a BHTrans. Hoje, entre o Anel e a Lagoinha, são 213 coletivos do horário de pico nas pistas mistas. A partir de sábado, esse número cairá para 135, queda de 37%. Já entre a Avenida Vilarinho e o Anel, o número de coletivos cairá de 105 para 66 (31,2%) na hora do rush.

VIADUTO A nova operação de sábado começa com atraso. Prevista para 26 de julho, foi adiada por causa da queda da alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, em 3 de julho, e interferiu em 20 dias no cronograma de mudanças de linhas das estações Venda Nova e Vilarinho. Sete linhas troncais, que hoje dividem espaço com outros veículos na pista mista, serão integradas ao sistema de corredor exclusivo. Também será novidade a criação da linha paradora 68, que ligará a Estação Vilarinho à Lagoinha seguindo pela busway, sem acessar a Região Central da cidade. A linha 65 (Estação Vilarinho/Centro), que é paradora, passa a ser direta no trecho da Antônio Carlos até as estações de transferência do Move nas avenidas Santos Dumont e Paraná, na área central.


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