(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consultório itinerante reforça prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em BH

Consultórios volantes foram montados em quatro centros de saúde da capital, com estrutura especial para realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite


postado em 26/07/2014 14:20 / atualizado em 26/07/2014 14:31

(foto: PBH/Divulgação )
(foto: PBH/Divulgação )

Para sensibilizar a população quanto à prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), implantou em quatro centros de saúde da capital o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante. A iniciativa foi desenvolvida entre meados de junho e a primeira quinzena deste mês, por meio da Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais.

Foram montados nas unidades consultórios volantes, com uma estrutura especial para realizar o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite. Os profissionais também ofereceram uma palestra, além dos exames, com orientações sobre prevenção, formas de contágio e tratamento.

Dos 509 pacientes atendidos no CTA Itinerante, 94,09 % foram testadas para sífilis. Deste total, 2,76 % acusaram resultado reagente para a doença. Para conter o aumento do número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde criou um protocolo unificado para orientar os profissionais da área quanto ao diagnóstico correto, notificação, orientação e tratamento. Este material está disponível no site da PBH, www.pbh.gov.br.

A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual ou materno-fetal sistêmica, de evolução crônica. A infecção pode ocorrer em qualquer fase da gestação e o risco de transmissão é maior em mulheres com sífilis primária e secundária. No Brasil, a taxa de incidência da doença na gestação é de 2%. Sabe-se que 40% dos casos resultam em morte fetal, aborto espontâneo e natimorto ou, ainda, morte neonatal precoce e prematuridade. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é diminuir os casos de sífilis congênita em 0,5%.

A prevenção da sífilis congênita constitui uma prioridade política do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, todas as mulheres devem ser testadas para sífilis na gestação. Todos os 147 centros de saúde também oferecem teste para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados entregues em até 15 dias. Desde o início de 2014 as equipes dos centros de saúde estão em treinamento para o teste rápido de sífilis e HIV.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)