(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com inverno atípico, BH tem mais chuva hoje e frio será mais intenso nos próximos dias

Após 86 dias de estiagem, chuva chega à Grande BH, provocando acidentes, alagamentos e queda de árvores


postado em 26/07/2014 06:00 / atualizado em 26/07/2014 06:58

Árvore caiu na Savassi, deixando moradores e comerciantes assustados(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Árvore caiu na Savassi, deixando moradores e comerciantes assustados (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A cidade viveu nessa sexta-feira uma cena atípica para um fim de julho. A chuva pegou os belo-horizontinos de surpresa, depois de 86 dias de estiagem na capital e região metropolitana. Acidentes, alagamentos e queda de árvores marcaram a sexta-feira. A mudança no tempo foi tão inesperada que até o Arraial de Belô foi cancelado hoje e amanhã. A chuva não vai durar muito, mas o frio será ainda mais intenso na semana que vem, quando os termômetros poderão chegar à casa dos 10 graus nas madrugadas da Grande BH.

 As precipitações foram causadas por uma frente fria vinda do Sul do Brasil e que chegou anteontem à tarde ao Triângulo, Oeste e Sul de Minas. Ontem, foi a vez de BH e as temperaturas não passaram dos 23 graus. Para hoje, a meteorologia espera as mesmas condições climáticas. A partir de amanhã, nublado e sem chuva.

De terça a quinta-feira, uma massa de ar polar chega ao estado, podendo ocasionar geada no Sul e temperaturas abaixo dos 10 graus nas madrugadas da Grande BH. “Essa chuva é muito importante para apagar focos de incêndio e melhorar a baixa umidade relativa do ar, que chegou a pouco mais de 20% e, hoje (ontem), ficou entre 80% a 90%”, afirma o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo.

A chuva de ontem em BH começou por volta das 4h, tendo alcançado 26 milímetros, quase três vezes o volume esperado para julho, cuja média é de 10 a 14 milímetros. Os efeitos foram rapidamente sentidos. Nas estradas, batidas causaram lentidão em vários trechos, principalmente nas BRs 040 e 381 e na MG-454. Na capital, motoristas enfrentaram lentidão. Um acidente na BR-356, perto da curva do Ponteio, atrapalhou o tráfego no sentido Centro/bairro.

DESABAMENTO Em BH, uma árvore de grande porte caiu na Rua Fernandes Tourinho, entre a Rua Pernambuco e a Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, assustando moradores e comerciantes da região. Ninguém ficou ferido e nenhum veículo foi atingido. No Bairro Santa Terezinha, na Pampulha, uma loja de roupas foi inundada. Houve ainda pontos de alagamento na estação Pampulha do Move. No Bairro Fonte Grande, em Contagem, uma casa desabou na Rua Mateus Leme, mas não houve vítimas. Por meio de nota, a Prefeitura de Contagem informou que a construção era irregular e, por isso, a chuva não foi o fator determinante para a queda.

As condições climáticas levaram a Belotur e a União Junina Mineira a adiar o Arraial de Belô, marcado para este fim de semana na Praça da Estação. Após vistoria técnica, foi constatada a impossibilidade das apresentações, principalmente no tablado de madeira. Os ingressos que já foram retirados poderão ser usados nas novas datas do evento, ainda não definidas.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)