(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Montes Claros anuncia a compra de sismógrafos e veículos depois de tremores

Somente neste domingo, quatro abalos sísmicos, um deles de 4.2 graus na escala pontos na escala Richter, deixou 90 mil domicílios sem energia elétrica na região


postado em 07/04/2014 15:33 / atualizado em 07/04/2014 16:44

Duas casas foram interditadas e uma delas condenadas(foto: Wilson Ribeiro/TV Alterosa)
Duas casas foram interditadas e uma delas condenadas (foto: Wilson Ribeiro/TV Alterosa)

A Prefeitura de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, anunciou uma série de medidas para o atendimento à população, quando o município for novamente atingido por tremores de terra. Somente nesse domingo, foram registrados cinco abalos sísmicos, um deles de 4.2 graus na escala Richter, segundo o Observatório Sismológico da Universiadde de Brasília. Os tremores deixaram 90 mil domicílios sem energia elétrica na região. O prefeito Ruy Muniz afirmou, em coletiva nesta segunda-feira, que uma licitação já foi aberta para a aquisição de dois novos veículos para a Defesa Civil. Dois novos sismógrafos também serão comprados e instalados em pontos estratégicos.

Os abalos sísmicos sentidos em Monte Claros nesse domingo deixaram moradores assutados e causaram transtornos na região. Uma subestação de energia teve problema e deixou 90 mil domicílios norte-mineiros sem luz – 70 mil deles no município. Os outros 20 mil ficam nas cidades de Coração de Jesus, Grão Mogol e Botumirim.

Também houve danos em residências. O reboco do teto de uma casa caiu e uma criança ficou levemente ferida. Na Vila Alice, um telhado foi danificado. Os serviços de telefonia deixaram de funcionar por cerca de 30 minutos.O Corpo de Bombeiros recebeu aproximadamente 400 ligações. Foram atendidas 10 ocorrências de vistorias em residências e edificações que sofreram rachaduras e trincas, porém não houve registro de desabamentos. Uma casa apresentou problemas estruturais e foi interditada, duas pessoas ficaram desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes.

O reboco do teto de uma casa caiu e uma criança ficou levemente ferida(foto: DANILO EVANGELISTA/Esp. EM )
O reboco do teto de uma casa caiu e uma criança ficou levemente ferida (foto: DANILO EVANGELISTA/Esp. EM )
Na coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, o prefeito Ruy Muniz criticou a falta de ajuda do governo e também dos sismógrafos instalados no município que não estão em funcionamento. “Dos doze instalados na cidade, somente três estão em funcionamento. Não podemos mais ter esta atitude pacífica, pois estudos já foram feitos pelas universidades que vieram até Montes Claros, mas nenhuma conclusão foi tirada. Vamos fazer a nossa parte com o que podemos, mas sem o apoio dos governos fica difícil. O governo Federal presta ajuda a outros países, mas para nós, que estamos dentro dos limites territoriais brasileiros, ele não estende as mãos”, afirmou o prefeito.

Muniz disse, ainda, que deve cobrar ajuda ao ministério das Cidades e da Integração para estruturar o município contra os tremores. Em Montes Claros, segundo ele, 18 áreas de vulnerabilidade já foram mapeadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)